Últimas Notícias

Publicada em 02/03/2013 - 17h14
Por Francisco Alves

Geólogos fazem levantamento geofísico em São Miguel Tapuio

Foram realizadas estações gravimétricas na estrutura circular, com o equipamento gravímetro digital SCINTREX CG-05 de alta resolução.


publicidade


Geólogos fazem levantamento geofísico em São Miguel Tapuio Aquisição de dados gravimétricos no interior da estrutura circular

Os geólogos Msc. Jackson Alves e Nilo Pedrosa acompanhados do técnico operacional José Albuquerque, sob a orientação do Prof. Dr. Mariano Castelo Branco, ambos da equipe de pesquisadores do Laboratório de Geofísica (LGPSR) da Universidade Federal do Ceará (UFC), realizaram levantamento geofísico gravimétrico de alta resolução na estrutura circular de São Miguel do Tapuio

Esta pesquisa faz parte do Projeto de Doutorado do Geólogo Jackson Alves que tem por objetivo principal descobrir a origem (como se formou) desta importante estrutura circular de aproximadamente 20 km de diâmetro, situada no município de São Miguel do Tapuio, Piauí.

Foram realizadas 76 estações gravimétricas cruzando toda a estrutura circular, com o equipamento gravímetro digital SCINTREX CG-05 de alta resolução. Segundo os pesquisadores, serão necessárias outras etapas de aquisição de dados geofísicos com instrumentação de última geração em investigação de sub-superfície (magnetometria e magneto-telúrico). Em complemento será realizado um mapeamento geológico de detalhe no núcleo da estrutura (figura 2). Todas estas campanhas de campo estão previstas para ainda este ano de 2013.

A equipe de pesquisadores da UFC agradece o apoio imprescindível recebido da Prefeitura de São Miguel do Tapuio, em nome do Prefeito José Lincoln Sobral Matos e toda sua equipe de trabalho em nome de Rauristênio Rodrigues Cavalcante.

Fotos dos detalhes da aquisição de dados gravimétricos (geofísicos) no interior da estrutura circular de São Miguel do Tapuio.

Estrutura circular de São Miguel do Tapuio vista através de uma imagem de satélite Landsat 5 (composição RGB_543).


Fonte: Da Redação

Avaliação:

publicidade