Últimas Notícias

Publicada em 12/07/2013 - 06h15
Por Francisco Alves

Facebook desmente boato e diz que não cobrará acesso de usuários

Essa não é a primeira vez que um alerta contra essa 'ameaça' à gratuidade da rede se multiplica pelo Facebook.


publicidade


Imagem: Reprodução Facebook desmente boato e diz que não cobrará acesso de usuários

Não, o Facebook não será pago. Repassem. A despeito do que tem aparecido em posts de seus amigos nos últimos dias, a rede social disse ao blog na terça-feira (9), que não tem a menor intenção de cobrar os usuários pelo uso da ferramenta.

Essa não é a primeira vez que um alerta contra essa 'ameaça' à gratuidade da rede se multiplica pelo Facebook. Volta e meia elas aparecem, repetindo a mesma ladainha, mas com um texto diferente. Como um vírus que se torna mais complexo a cada estação, esses hoaxs (nome que se dá aos boatos que se espalham pela web) são cada vez mais elaborados e fazem as correntes de e-mail parecerem brincadeira de criança.

» Siga-nos no Twitter

» Curta nossa Fan page no Facebook

Tem gente que acredita, mas o último deles, que tem aparecido em perfis de amigos desde o fim de semana, é de uma criatividade ímpar. Diz lá que o aviso já foi repetido em diferentes programas de TV, rádios e até durante um show da banda Calypso: o Facebook cobrará uma taxa de US$ 5,99 por semana caso o texto não fosse colado e postado pelos usuários

 Se o procedimento, que inclui um printscreen da tela 'colado e registrado em arquivo word no seu computador', for seguido corretamente, o acesso permanecerá gratuito, como num passe de mágica.

A pérola fala ainda de 'fiscais do Face' que farão 'uma busca seletiva avançada' em busca do aviso postado em murais rede social afora. E, se o incauto não tiver repassado a mensagem à frente, terá seu nome incluído na lista de inadimplentes dos órgãos 'SCP – CPT – SERAZA – OLGIZ - BANK CITY - BOBONIS E TROLINS'. Nenhum deles existe, obviamente.

Esse tipo de boato tem se espalhado tanto na rede que, em maio, o próprio Facebook veio a público esclarecer e negar que pretenda cobrar pelo acesso dos usuários. No mais, ainda vale o que está escrito na tela de login do site: 'é gratuito e sempre será'.


Fonte: Nas Redes
Editor: Francisco Alves


Tópicos: facebook, rede, cobrança, acesso, usuário

Avaliação:

publicidade