Últimas Notícias

Publicada em 26/01/2017 - 16h36
Por Francisco Alves

Agricultores de São Miguel do Tapuio ficam fora do Garantia-Safra

O prefeito Lincoln Matos informou que está tomando as providencias para que seja corrigida a situação e os agricultores possam receber o beneficio


publicidade


Foto: Francisco Alves/Portal Samita Agricultores de São Miguel do Tapuio ficam fora do Garantia-Safra

De acordo com informações da Coordenação Nacional do Garantia Safra, repassadas ao Portal Samita na manhã desta quinta-feira (26), os agricultores de São Miguel do Tapuio que aderiram ao programa na Safra 2015/2016, não estão aptos a receber o pagamento do beneficio, pois para tal, teriam que comprovar perdas superior a 50% em pelo menos 2 indicadores, o que não aconteceu.

As perdas agrícolas são comprovadas com base em informações dos laudos de vistoria, penalização hídrica do INMET, índice de suprimento de água para o crescimento vegetal – ISACV/CEMADEN e informações agrícolas do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias - GCEA/IBGE.

» Curta nossa Fanpage no Facebook

» Siga-nos também no Twitter

Segundo a coordenação do programa, os laudos de vistoria realizados no município de São Miguel do Tapuio constaram perdas de 46%, inferior ao necessário para pagamento do beneficio e as informações agrícolas do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias - GCEA/IBGE informaram apenas 31% de perdas.

A coordenação informou ainda que a simples adesão e pagamento de aportes financeiros como foi feita pela prefeitura de São Miguel do Tapuio não garante o beneficio. Para garantir o beneficio tem que comprovar perda superior a 50% de acordo com metodologia definida em lei e regulamentada.

GESTÃO MUNICIPAL

A reportagem do Portal Samita procurou ainda na manhã desta quinta-feira (26), o prefeito Lincoln Matos para que ele pudesse como gestor municipal fazer alguns esclarecimentos. Ele informou que já estar tomando as providências e de posse do levantamento feito pelo IBGE e laudos técnicos, irá encaminhá-las para a Coordenação Nacional do Garantia Safra para que seja corrigida a situação, e uma vez corrigida, os agricultores possam receber o beneficio.

PROGRAMA

O Garantia-Safra é um benefício condicionado que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de baixa renda em municípios sujeitos a perda sistemática de safra por estiagem ou excesso hídrico. Atualmente tem cobertura na área de abrangência da SUDENE – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves


Tópicos: seguro, Garantia Safra, perdas, agricultura

Avaliação:

publicidade