Últimas Notícias

Publicada em 15/02/2017 - 08h59
Por Francisco Alves

São Miguel do Tapuio obtém novamente nota máxima no IEGM

A pesquisa considerou sete índices para a classificação. Na saúde a gestão municipal foi considerada pelo TCE muito efetiva


publicidade


Foto: Francisco Alves/Portal Samita São Miguel do Tapuio obtém novamente nota máxima no IEGM Prefeito municipal, Lincoln Matos

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) coordenado pelo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), classificou novamente São Miguel do Tapuio com a nota máxima, o que mostra que a gestão da cidade é considerada "muito efetiva". Os dados estão no anuário consolidado do IEGM que foram divulgados no site do TCE-PI. A primeira vez que foram divulgados os dados o município também obteve nota máxima.

O IEGM mede a efetividade dos projetos e programas colocados em execução nas gestões municipais por meio da avaliação de dados em sete áreas – Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação. 143 municípios piauienses, ou 63,8% do total de 224 preencheram os questionários do IEGM.

» Curta nossa Fanpage no Facebook

» Siga-nos também no Twitter

O resultado evidencia a concentração dos municípios piauienses na faixa C+ (em fase de adequação), com 72 cidades (50% dos que preencheram o IEGM) nesta situação. Constata-se também a ausência de municípios situados nas faixas A (altamente efetiva) e B+ (Muito efetiva). Por outro lado, destaca-se como ponto de atenção a média de 0,27 obtida na dimensão i-Cidade, correspondendo à faixa C (baixo nível de adequação).

Apenas 17 municípios do Piauí alcançaram à média B, são eles: Água Branca, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Cajueiro da Praia, Campo Grande do Piauí, Cocal de Telha, Colônia do Gurguéia, Conceição do Canindé, Corrente, Elesbão Veloso, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Oeiras, Parnaguá, São Miguel do Tapuio, Teresina e Vila Nova do Piauí.

A apresentação dos resultados do IEGM Brasil será feita inicialmente no III Seminário para Novos Gestores, que será realizado nesta quinta e sexta-feira (16 e 17), em Parnaíba, e em cursos e outros eventos do TCE-PI. Também está sendo disponibilizando no site do Tribunal e servirá tanto para os prefeitos e vereadores quanto aos munícipes, pois possibilita a aferição de resultados, correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento.

Favorece também o controle social ao evidenciar a correspondência entre as ações dos governos municipais e as exigências da sociedade, além de contribuir para o aperfeiçoamento da ação fiscalizatória dos Tribunais de Contas. Nesta avaliação, mede-se a qualidade dos gastos municipais elucidando, ao longo do tempo, se a visão e objetivos estratégicos dos municípios estão sendo alcançados de forma efetiva.

Clique aqui e confira o Anuário do IEGM Consolidado.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves


Tópicos: IEGM, TCE-PI, dados, Efetividade, Prefeito

Avaliação:

publicidade