Últimas Notícias

Publicada em 13/03/2017 - 08h14
Por Francisco Alves

Professores da rede municipal passam por formação do PNAIC

No município um total de 67 professores da rede municipal de ensino participaram da capacitação


publicidade


Fotos: Ascom/Filipe Germano Professores da rede municipal passam por formação do PNAIC Professores que participaram da formação

A prefeitura de São Miguel do Tapuio através da Secretaria Municipal de Educação, realizou no ultimo sábado (11), a formação e aperfeiçoamento de professores alfabetizadores, das atividades referentes ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. A formação aconteceu no auditório do prédio do Programa Bolsa Família, localizado no centro da cidade.

Ao todo 67 professores da rede municipal de ensino participaram da capacitação que teve como orientadora Ana Marta, Evilane Alves e Poliana Marques, tendo como foco a socialização da proposta do Caderno 5 – A oralidade, a leitura e a escrita no Clico de Alfabetização.

» Curta nossa Fanpage no Facebook

» Siga-nos também no Twitter

Para Poliana Marques, coordenadora da educação infantil, é fundamental que o professor alfabetizador tenha direito à formação continuada, algo que deve acompanhar esse educador ao longo de sua jornada como docente.

Ana Marta destaca que aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

A orientadora Evilane Alves trabalhou na grade de programação da formação, a leitura em pequenos grupos do texto “Formação de leitores na escola: leitura como pratica social”.

O pacto tem o desafio de Garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os 8 anos de idade e é dividido em quatro eixos de atuação: formação continuada de professores alfabetizadores; elaboração e distribuição de materiais didáticos e pedagógicos; avaliações; e gestão, controle social e mobilização.


Fonte: Com informações da Ascom/PMSM


Tópicos: formação, professores, PNAIC

Avaliação:

publicidade