Últimas Notícias

Publicada em 12/07/2017 - 17h00
Por Francisco Alves

Conselho estadual de Saúde realiza Capacitação para Conselheiros

A capacitação aconteceu no auditório do Bolsa Família, coordenado por membros do Conselho estadual de Saúde.


publicidade


Foto: Francisco Alves/Portal Samita Conselho estadual de Saúde realiza Capacitação para Conselheiros Capacitação dos Conselhos de Saúde

Aconteceu na ultima sexta-feira, dia 07 de julho, na cidade de São Miguel do Tapuio, uma capacitação para os Conselheiros Municipais de Saúde de vários municípios da região. O objetivo foi debater a importância dos Conselhos de Saúde na pratica do Controle social junto ao SUS, principalmente por se tratar de um órgão deliberativo.

A capacitação aconteceu no auditório do Bolsa Família, coordenado pelo Conselho estadual de Saúde, na pessoa do senhor presidente Teófilo Cavalcante, com apoio do Conselheiros Estaduais, Marbri Wenceslau e Francilene Mesquita. Participaram Conselheiros das cidades de Assunção do Piauí, Castelo do Piauí, Buriti dos Montes, Juazeiro do Piauí e São Miguel do Tapuio.

O Secretário Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio, Enfermeiro Erasmo Freire Gomes Neto, justificou a ausência do prefeito José Lincoln Sobral Matos, mas destacou que sem ele seria possível a realização do evento. “Por motivos superiores não foi possível a presença do nosso prefeito, mas nos deu total apoio para a realização dessa capacitação em nosso município”, justificou.

Também participando do evento, a Vereadora Antonia Soares de Sousa Ribeiro “Toinha” (PSC) de São Miguel do Tapuio. Destacou que a capacitação foi uma reivindicação na época da sua gestão a frente da Secretária de Saúde do munícipio. “Fizemos essa solicitação, mas por problemas de datas, só agora está sendo possível”, afirmou a Vereadora.

Durante as capacitações, os facilitadores procura levar informações sobre controle social, direitos e deveres dos Conselheiros, sobre o funcionamento e as atribuições dos conselhos, algumas Leis importantes para o Controle Social, bem como sobre os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS).


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves


Tópicos: conselho saúde capacitação

Avaliação:

publicidade