Últimas Notícias

Publicada em 16/03/2018 - 23h41
Por Francisco Alves

INCRA entrega Títulos de Domínio a assentados de São Miguel do Tapuio

Um total de 124 familia assentadas no Assentamento Ponta da Serra receberam os Títulos de Domínios (TD).


publicidade


Fotos: Francisco Alves/PortalSamita INCRA entrega Títulos de Domínio a assentados de São Miguel do Tapuio Entrega de Titulos de Terra

A Superintendência Regional do INCRA no Piauí realizou nesta sexta-feira, 16 de março, a entrega de 124 Títulos de Domínios (TD) a famílias assentadas no Assentamento Ponta da Serra, que engloba as agrovilas Cachoeira e Lagoa da Ponta, ambas na zona rural do município de São Miguel do Tapuio.

A solenidade foi realizada no próprio assentamento e contou com a presença de várias autoridades, entre elas o superintende do INCRA Howzembergson Brito, Deputado estadual Georgiano Neto, Diretor de desenvolvimento social e lazer do Estado do Piauí José Cardoso, Prefeito de São Miguel do Tapuio, Lincoln Matos, prefeito de Assunção do Piauí Netinho, vice-prefeito de Buriti dos Montes Francisco Ismael, entre outras.

Criado em 1995, o Assentamento Ponta da Serra dispõem de escolas públicas, Postos de Saúde, Habitação, Rede elétrica, Rede de abastecimento de água e cisternas. As famílias já foram assistidas com crédito de Instalação, que é dividido em Apoio Inicial, Fomento e Semiárido, além de construção de casas, estradas e perfuração de poços.

A cerimônia marcou a concretização de um sonho dos assentados, que aguardavam há 22 anos o Título de Domínio. De acordo com o superintendente regional do Incra no Piauí, Howzembergson Brito, a entrega dos documentos às 124 famílias marca uma nova etapa do processo de titulação de lotes da reforma agrária no Estado, mas destacou que outras famílias ainda serão beneficiadas.

Durante seu discurso, o prefeito Lincoln Matos destacou as ações realizadas pela administração junto aos agricultores saomiguelenses. “Mais do que discurso, vocês agricultores que agora são verdadeiros proprietários dessa terra, são conhecedores que estive e estarei sempre ao lado de vocês. O maior exemplo disso são escolas construídas na zona rural, Unidades de saúde, Estradas, sistemas de abastecimento de água, e tantas outras ações que visam melhorar a vida de vocês” pontuou no gestor municipal.

O deputado Georgiano Neto fez menção ao município de São Miguel do Tapuio como polo e representante de toda região, destacando toda a sua atenção com a população Sãomiguelense. Em sua fala ele disse que o título de posse dar o direito de propriedade, dar uma garantia familiar e dar condições ao proprietário em ter financiamentos junto aos Bancos e investimentos em seu lote de terra.

O superintendente regional do INCRA no Piauí, Howzembergson Brito, finalizou a solenidade destacando ser um momento ímpar e de comemoração pela grande conquista. “Hoje estamos prestando conta a vocês, de um processo que começou com a criação do Assentamento e agora com a entrega dos títulos. Parabéns! Eu estou feliz em estar fazendo desse momento, entregando um direito constitucional, concretizando, com o título de propriedade, que garante o direito de herança dos seus filhos”, frisou Howzembergson.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves


Tópicos: incra, titulos, Terra, definitivo, posse

Avaliação:

publicidade