Últimas Notícias

Publicada em 26/04/2019 - 08h15
Por Francisco Alves

Município realiza solenidade para entrega de óculos de grau a alunos

O total de 58 alunos receberam óculos, durante solenidade realizada na última terça-feira, dia 23 de abril, no auditório do Bolsa Família.


publicidade


Fotos: Francisco Alves/PortalSamita Município realiza solenidade para entrega de óculos de grau a alunos 58 anos receberam óculos

A prefeitura de São Miguel do Tapuio realizou na última terça-feira, dia 23 de abril, a solenidade de entrega de 58 óculos de grau gratuitos como parte de uma das ações do Programa Saúde na Escola, coordenado pela Secretaria municipal de Saúde e Secretaria municipal de Educação.

A solenidade foi realizada no auditório do Bolsa Família, e contou com a presença de várias autoridades municipais, entre elas o prefeito Lincoln Matos, a primeira dama do município dona Maria do Carmo Mota Matos, Secretário de Saúde Erasmo Freire, Secretária de Educação Silvana Maia, Secretário de Esporte Rauristênio Cavalcante, Secretário de Administração Ronaldo Mota e Secretário de Agricultura Gilmar Marques.

A ação foi iniciada no município de São Miguel do Tapuio em agosto de 2018, com o teste de Snellen, realizado em 3.010 alunos da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e EJA (educação de jovens e adultos) de todas as escolas do município. Na rede municipal, 217 alunos tiveram o resultado alterado durante a triagem e na rede estadual 73.

Após a triagem, os alunos identificados com alguma disfunção na visão, receberam o encaminhamento para uma consulta com oftalmologistas realizada em dezembro de 2018. Dos alunos que compareceram para o atendimento, 62 foram detectados com a necessidade do uso de óculos de grau, mas apenas 58 compareceram para escolha da armação.

Durante solenidade de entrega dos óculos, o Secretário Municipal de Saúde, Erasmo Freire, frisou que mesmo com a crise financeira São Miguel do Tapuio continua com tudo funcionando. “Embora as coisa difícil o município está caminhando com suas próprias pernas e avançado para melhor em todos os setores, cito como exemplo essa a ação e o mutirão da catarata”, disse o Secretário.

A professora Silvana Maia, atual Secretária de Educação do município, destacou a concretizando de mais uma das ações do município através do PSE (programa Saúde na Escola). “Nossos alunos estão aqui hoje pra receber um óculo que vai ajudar muito na leitura e na escrita, agora podemos dizer que se a nossa educação estava fazendo bom trabalho vai fazer melhor com nossos alunos enxergando melhor”, exclamou.

Em sua fala o prefeito Lincoln Matos, falou das ações do município, destacando os benéficos para a visão. “Esse gesto que as nossas secretarias fazem, em atenção aos nossos alunos me alegra muito como gestor e como pai, pois melhora a saúde ocular dos nossos alunos, contribuindo para a saúde e para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem”, finalizou o gestor municipal.

Após a entrega dos óculos foi servido uns lanches a todos os alunos e familiares presentes, dando assim por encerrada a solenidade.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita


Tópicos: Ação saúde óculos grau entrega solenidade educação

Avaliação:

publicidade