Últimas Notícias

Publicada em 10/05/2019 - 18h04
Por Francisco Alves

Curso de Licenciatura em Computação recebe nota 4 do MEC

Nota 4 confere o perfil de “muito bom”, com base em aspectos que vão desde a Organização Didático-Pedagógica ao Corpo Docente.


publicidade


Fotos: Divulgação Curso de Licenciatura em Computação recebe nota 4 do MEC Alunos do Curso de computação no polo Castelo

O Curso de Licenciatura em Computação do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) obteve Conceito do curso (CC) 4, do Ministério da Educação (MEC). A nota compreende uma escala de 1 a 5, sendo fornecida com base nos instrumentos que subsidiam a avaliação dos cursos de graduação do MEC.

Assim, a nota 4 confere o perfil de qualidade “muito bom”, com base em aspectos que vão desde a Organização Didático-Pedagógica ao Corpo Docente. Prioritariamente, na área educacional, o Curso contribui com a sociedade através da formação de profissionais aptos a pesquisa, a gestão, ao desenvolvimento, o uso e a avaliação de tecnologias da informação aplicadas nas organizações.

Atualmente, contempla estudantes de 20 Polos de Apoio Presencial, sendo eles Teresina, Bom Jesus, Inhuma, Marcos Parente, Pio IX, Piripiri, São João do Piauí, com base na primeira oferta do vestibular (UAB 4), em 2014. E Alegrete do Piauí, Campo Alegre de Lourdes (BA), Campo Maior, Castelo do Piauí, Esperantina, Inhuma, Marcos Parente, Paes Landim, Picos, Pio IX, Santa Cruz do Piauí, São João do Piauí e União, com base na segunda oferta (UAB 5), em 2017.

O resultado é fruto do trabalho de professores, tutores e equipe administrativa que há quatro anos, desde a construção do Projeto Político Pedagógico, gerenciam o curso, sob Coordenação da Professora Doutora Keylla Maria de Sá Urtiga Aita e Professora Mestra Aline Montenegro Leal Silva.
 
Sobre o curso

A Licenciatura em Computação da UFPI, na modalidade a distância, é um campo do conhecimento de caráter multidisciplinar, cuja especificidade se constitui de teorias e de práticas que preparam tanto para docência da Computação na Educação Básica e suas modalidades, como para atuação em área afins.

O curso empenha-se em imprimir e manter um nível de qualidade a atividade formadora, investindo em capacitação dos professores formadores e tutores, os quais atuam como mediadores do conhecimento junto aos discentes do Curso, de forma online, nos ambientes virtuais de aprendizagem (SIGAA) e diretamente com os alunos nos Polos de apoio presencial.

Além disso, busca aproximar os discentes dos temas da sua área de formação, além de promover a interação com seus colegas, professores e comunidade, promovendo,  anualmente, eventos de extensão nos Polos de Apoio Presencial, na área de Computação e afins, com intuito de desenvolver trabalhos colaborativos, além daqueles que constam na grade curricular, de forma individual e/ou coletiva.

Entre os eventos realizados estiveram o Ciclo de Seminários Multidisciplinar, Maratona de Programação, Curso de Extensão Produção de Artigo Cientifico, Oficina de Manutenção de Computadores (ação comunitária), Oficina de Programação em Python.

O Ciclo de Seminários Multidisciplinar aconteceu no ano de 2016 para as turmas da UAB 4 e, em 2017, o evento contemplou também as turmas da UAB 5. Nos ciclos são abordados temas das áreas de Computação e Pedagogia, como a Segurança Digital; Comércio Eletrônico; O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de aprendizagem, inclusive como fator de inclusão; além de dificuldades no processo de aprendizagem.

Com a proximidade da produção dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) para os alunos do 8º período da 1 turma, foi oferecido o Curso de Extensão Produção de Artigo Científico, com fins de proporcionar um embasamento maior para a construção dos textos científicos.

Em 2018, a Coordenação realizou quatro eventos de extensão intitulados ”Maratona de Programação” nos meses de janeiro, setembro, outubro e novembro, que teve entre seus objetivos: despertar nos alunos a criatividade, capacidade de trabalho em equipe, busca de novas soluções de software, além da habilidade em resolver problemas sobre pressão.

Durante o primeiro semestre de 2019 foram planejados dois eventos, sendo, o primeiro, uma Oficina de Manutenção de Computadores - Ação Comunitária, realizada em março de 2019. A oficina foi ofertada tanto para os discentes do Curso como para a comunidade externa e teve como objetivo capacitar os participantes para a prestação de serviços de manutenção, inicialmente, no próprio laboratório do Polo de apoio presencial, bem como para suprir as necessidades da região em que residem.

O segundo evento, foi a I Oficina de Programação em Python: módulo inicial, realizada no mês de abril de 2019, que teve como objetivo a constante atualização do conhecimento nas áreas das ciências da computação, oportunizando aos discentes o contato com linguagens de programação inovadoras para ampliar os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas do currículo.

Desta forma, o Curso de Licenciatura em Computação, na modalidade a distância, busca realizar todas as ações planejadas em seu Projeto Político Pedagógico, respeitando a diversidade e a liberdade, disseminando o respeito ao ser humano e a racionalidade na utilização de todos os tipos de recursos e incentivando o acesso e a permanência no curso, sempre utilizando a filosofia de trabalho, a missão, as diretrizes pedagógicas, a estrutura organizacional, as atividades acadêmicas e outras, conforme definidas também no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPI.


Fonte: Com informações da cead/ufpi


Tópicos: curso computação Nota mec

Avaliação:

publicidade