Últimas Notícias

Publicada em 07/08/2019 - 14h26
Por Francisco Alves

Sesapi confirma o 1º caso importado de sarampo no Piauí

De acordo com a Sesapi, a criança mora com a família no município de Campo Grande do Piauí (363 km de Teresina).


publicidade


O paciente é um bebê piauiense de um ano de idade, que viajou para São Paulo, região sudeste do país, e retornou ao estado com sintomas da doença. Esse é o quinto caso suspeito, mas o primeiro confirmado no Piauí.

De acordo com a Sesapi, a criança mora com a família no município de Campo Grande do Piauí (363 km de Teresina), onde os  exames indicaram uma infecção recente.  Ela teria sido infectada pelo vírus da doença durante a sua estadia recente no estado paulista.

“Segundo pesquisa da secretaria, a criança e sua mãe teriam retornado de São Paulo e ao chegarem no município de Campo Grande, onde residem, a criança teria começado a apresentar os sintomas da doença, com um quadro de febre, tosse e coriza. A criança foi levada para a Unidade Mista de Campo Grande e então encaminhada para o Hospital Regional de Picos. Após a realização dos exames, foi comprovada uma infecção recente pelo vírus”, destaca a Sesapi.

A coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, destacou que esse é o 5° caso suspeito de sarampo, mas o primeiro confirmado. Costa alerta que este caso em específico trata-se de um caso importado, ou seja, a infecção não ocorreu em território piauiense, e sim no estado de São Paulo. O vírus detectado na criança é o mesmo que circula na Venezuela.

Costa também destacou que a criança não foi imunizada contra a doença. “Nós tomamos ciência da situação através do hospital de Picos, e a Sesapi já tomou as medidas de fiscalização e acompanhamentos necessário do caso, fazendo o bloqueio de todas as áreas onde a criança transitou no estado”, acrescenta.

O bloqueio citado pela coordenadora refere-se “ao fato de promover a vacinação em todos os locais onde a criança esteve presente, a fim de evitar o surgimento de novos casos” de Sarampo.
 
“As ações de controle já foram todas executadas. É preciso reforçar que não existe a necessidade de uma vacinação em massa. A vacina é importante para o grupo de risco e pessoas que vão viajar para localidades onde existem casos confirmados, mas não existe uma necessidade de urgência para todos se vacinarem”, diz a coordenadora.

Vacinação

A Sesapi esclarece que a vacinação é realizada com a vacina Tríplice Viral. “O Piauí recebeu do Ministério da Saúde vacinas suficientes para atender sua população. Caso a pessoa queira, ela pode buscar a unidade de saúde com seu cartão de vacinação em mãos, ela será avaliada e caso necessário receberá a imunização”, informa.

Aos pais e responsáveis, a Sesapi ressalta que as crianças a serem vacinadas pela primeira vez é preciso cumprir o calendário e aplicar a segunda dose da vacina, para garantir a imunização completa contra a doença.

A indicação é que a Vacinação em bebês aconteça aos 12 meses, sendo que aos 15 meses aconteça a aplicação do reforço.  “As pessoas não estão buscando a 2° dose da vacina, precisamos mudar isso, para evitar que ocorram casos de infecção dentro do estado”, alerta a coordenadora.


Fonte: Com informações do Portal Cidade Verde


Tópicos: sarampo Bebê piauiense sesapi saúde

Avaliação:

publicidade