Últimas Notícias

Publicada em 10/10/2019 - 19h23
Por Francisco Alves

CEEPRU Cônego Cardoso comemora seu primeiro decênio de existência

Para rememorar sua trajetória histórica, lançaremos a partir de hoje uma série de matérias contando toda a história da escola.


publicidade


Fotos: Francisco Alves / Portal Samita CEEPRU Cônego Cardoso comemora seu primeiro decênio de existência CEEPRU Cônego Cardoso

O Centro Estadual de Educação Profissional Rural Cônego Cardoso, pertencente à Unidade Estadual Técnica de Educação Profissionalizante da SEDUC-PI e jurisdicionado a 5ª Gerência Regional de Educação é uma instituição de ensino que oferta cursos técnicos profissionalizantes na modalidade médio integrado no município de São Miguel do Tapuio-PI, distante 230 km da capital Teresina, completa em 2019 seu primeiro decênio de existência. Para rememorar sua trajetória histórica lançaremos a partir de hoje uma série de matérias contando toda a história da escola que tanto tem contribuído com o município.

Criada com o objetivo de ser um centro formador de jovens técnicos profissionais que possam atuar e contribuir para o desenvolvimento das comunidades rurais, bem como transformar a realidade do lugar em que vive, a escola vem fortalecendo e estimulando os pequenos produtores das famílias dos alunos a buscarem técnicas inovadoras de plantio, criação de animais e produção agropecuária.

Antes pertencente à Rede Municipal de Ensino de São Miguel do Tapuio, a escola ofertava o Ensino Fundamental Integral (1997-2008), tendo como primeiro nome, Escola Agrícola Cônego Cardoso.  A partir de 2009, quando passou a ser gerenciada pela Rede Estadual de Ensino através da Secretaria de Estado da Educação do Piauí, teve seu nome mudado para Escola Agrotécnica Cônego Cardoso e deu início a oferta de cursos técnicos profissionalizantes.

Solenidade de formatura do ano de 2012.

A tão sonhada escola após abrir as portas para receber a comunidade escolar no dia 16 de março de 2009, passou então a ofertar, dois cursos na modalidade médio integrado com alternância, ou seja, Agropecuária e Agroindústria. A primeira turma (Agropecuária) possuía um total de 41 alunos enquanto que a segunda turma (Agroindústria) era composta de 30 alunos.

Solenidade de formatura do ano de 2013.

Após passar por uma ampla reforma no prédio, ganhando piso novo em todas as salas, quadra esportiva coberta, laboratórios de Agropecuária e Agroindústria e todo o mobiliário, a escola foi reinaugurada em março de 2013. E no ano de 2014, mais uma vez teve seu nome alterado, passando a denominar-se: Centro Estadual de Educação Profissional Rural Cônego Cardoso o que permanece até os dias de hoje.

Solenidade de formatura do ano de 2014.

A instituição CEEPRUCC já formou uma grande quantidade de técnicos profissionalizantes. Em 2012, foram formados 20 técnicos em Agropecuária e 15 em Agroindústria. Em 2013 foram formados 11 em Hospedagem, 16 em Agropecuária e 15 em Agroindústria. Em 2014 foram formados 32 em Agropecuária. Em 2015 foram formados 21 em Agropecuária e 11 em Hospedagem. Em 2016 foram formados 12 em Agropecuária. Em 2017 foram formados 25 em Agroindústria e em 2018 foram formados 27 técnicos em Agropecuária, perfazendo o total de 205 técnicos formados na escola.

Solenidade de formatura do ano de 2015.

Solenidade de formatura do ano de 2016.

Solenidade de formatura do ano de 2017.

Solenidade de formatura do ano de 2018.


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita


Tópicos: escola agricola educação aniversário cursos

Avaliação:

publicidade