Últimas Notícias

Publicada em 17/02/2020 - 10h18
Por Da Redação

Agentes Comunitários de Saúde passam por qualificação Profissional

A qualificação Profissional sobre Saúde Mental foi realizada no espaço do Bolsa Família, em São Miguel do Tapuio.


publicidade


Fotos: Francisco Alves / PortalSamita Agentes Comunitários de Saúde passam por qualificação Profissional

A Prefeitura de São Miguel do Tapuio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou na última quarta-feira, dia 12 de Fevereiro, uma qualificação Profissional sobre Saúde Mental para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município.

Realizado no espaço do Bolsa Família, localizado no Centro da cidade, o evento teve como mediadora a Psicóloga Daniela Fontes e a Assistente Social Francisca Castelo Branco, ambas servidoras do Caps.

A Assistente Social Francisca Castelo Branco, destacou que a qualificação dos profissionais em saúde mental para os ACSs, teve como objetivo repassar conhecimentos e ao mesmo tempo compreender e refletir criticamente sobre redes e instituições de saúde mental e atuar nas equipes de saúde junto ao usuário, à família e na comunidade. “No âmbito profissional da saúde, além das técnicas e postura profissional diante das demandas que surgem se faz necessário manter o autocuidado como hábito”, disse Francisca.

 A Psicóloga Daniela Fontes destacou ser de suma importância estar atento a si mesmo e entender as próprias necessidades e desejos, seja em termos físicos como, também, nos aspectos mentais e emocionais. “O autocuidado direciona a dar atenção aos pequenos aspectos da rotina, sendo um dos passos mais importantes para ter, efetivamente, estima por quem é”, disse.

Vale destacar ainda que a promoção da saúde mental deve estar internalizada dentro das práticas em saúde, como também nos aspectos pessoais, para que haja em congruência o que é ofertado enquanto servidor e o que é direcionado dentro das vivencias de cada sujeito.


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / PortalSamita


Tópicos: saúde mental profissionais qualificação agentes comunitários

Avaliação:

publicidade