Últimas Notícias

Publicada em 15/04/2020 - 12h22
Por Da Redação

Prefeito decide ‘fechar’ cidade após confirmar caso de coronavírus

O prefeito Vinício do Ó explicou que a paciente diagnosticada é uma mulher de 44 anos, vinda de São Paulo.


publicidade


Foto: Reprodução Prefeito decide ‘fechar’ cidade após confirmar caso de coronavírus Entrada da cidade de Pimenteiras

O prefeito de Pimenteiras, Vinício do Ó, decidiu fechar a cidade após o primeiro caso de coronavírus ser confirmado no município, que fica há 259 km de Teresina. Em entrevista ao OitoMeia, nesta terça-feira (14/04), Vinício explicou que a paciente diagnosticada é uma mulher de 44 anos, vinda de São Paulo. Ela chegou na cidade há uma semana, já com sintomas da doença, e teve contato com pelo menos 50 pessoas na região.

O prefeito contou que nos últimos dias a cidade tem recebido muitos piauienses, que fogem do vírus e do desemprego em estados onde a pandemia está mais avançada. Em São Paulo, por exemplo, já são quase 10 mil casos confirmados e 87 mortes. A mulher de 44 chegou ao Piauí com sintomas leves da doença, foi levada ao hospital regional de Valença, foi medicada, porém não realizou o teste. Dias depois apresentou uma piora, quando passou pelo exame e atestou positivo na segunda-feira (13/04).

Venicio do Ó aparentou estar descontente com a demora na testagem da mulher de 44 anos. Para ele, ela poderia ter tido contato com menos pessoas se tivesse sigo diagnosticada antes. Ele explicou que o hospital estava realizando testes apenas em pacientes com sintomas graves do coronavírus. O quadro da paciente de Pimenteiras era leve. A paciente apresentou falta de ar e febre e se recupera do doença em casa.

“Devido os últimos acontecimentos lá [em São Paulo] as pessoas estão voltando com medo do vírus e também do desemprego. Nós chegamos a levar ela [a mulher de 44 anos] ao hospital de Valença, mas ela foi mandada para casa. Eles só estavam fazendo os testes quando se chega em uma situação muito difícil. E aí se tivesse feito teste antes ela teria tido o contato com menos pessoas . Mas por não ter feito o teste agravou-se mais a situação na cidade”, pontuou.

Prefeito de Pimenteiras, Venicio do Ó

Venicio explicou que durante 14 dias, “ninguém entra, nem sai” da cidade. As portas de Pimenteiras estarão abertas apanas para o abastecimento de combustível, remédios e alimentos. Os viajantes que devem atravessar o município com o objetivo de chegar a cidades como São Miguel do Tapúio ou na divisa com o Ceará, serão acompanhados pela Polícia.

“Estamos apavorados. A gente sempre acha que vai acontece só no município dos outros e onde a gente mora não vai acontecer, mas aconteceu. Nós vamos fechar a cidade. Nada entre, nem sai. Vamos fazer com que nada se mexa nesse período, para que a incidência da doença seja a menor possível. Como não podemos proibir as pessoas de passar, como a cidade é caminho para São Miguel do Tapuio e para Ceará, quando os carros chegarem serão atravessados pela Polícia. Mas dentro do município não permanece”, pontuou o prefeito.

Entre outras medidas adotadas como forma de prevenção pela prefeitura de Pimenteiras está a distribuição de máscara e álcool em gél para famílias carentes da cidade. O material será distribuo por um agente na casa do contemplado.

CIDADE CONTINUARÁ A RECEBER PIAUIENSES DE OUTROS ESTADOS

Apesar do caso importado da região paulista, o prefeito confirmou que pessoas naturais de Pimenteiras, vindas de outros estados e cidades, continuarão a ser recebidas no município, mas deverão ficar em quarentena, em casa.

“Se alguém do município vier de fora para a cidade poderá entrar, porque é a terra dele, ele tem que ficar lá. Mas ele não sai de casa de forma alguma. Aceitamos assim, de forma que não cause mais problemas para ele ou para população. As pessoas só poderão sair com todas as normas de segurança possível apenas para o essêncial, com máscara e distância um dos outros. A prefeitura também vai distribuir máscara e álcool em gel para pessoas que estão no cadastro do Card Único. Para não fazer aglomeração uma pessoa fará a entrega em cada casa.

Nesta terça (14), o Governo do Piauí anunciou que os 224 municípios do estado devem receber testes rápidos para o coronavírus, no entanto, o prefeito afirmou não ter informações da quantidade ou da data na qual os kits chegarão à cidade.


Fonte: Com informações do Portal Oito Meia


Tópicos: Prefeito ‘fechar’ cidade coronavírus

Avaliação:

publicidade