Últimas Notícias

Publicada em 22/04/2020 - 09h28
Por Da Redação

Secretaria Municipal de educação trabalha estratégias para reposição das aulas

As aulas da rede municipal foram suspensas dia 17 de Março, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.


publicidade


Foto: Francisco Alves / PortalSamita Secretaria Municipal de educação trabalha estratégias para reposição das aulas Secretária Silvana Pereira Maia

A Secretaria de Educação de São Miguel do Tapuio está trabalhando um plano para garantir o cumprimento do ano letivo dos estudantes da rede municipal de ensino. De acordo com a Secretária Silvana Pereira Maia, partes dessas estratégicas estão em um documento com as Providências tomadas pela Secretaria e encaminhada Promotoria de Justiça do município.

Vale ressaltar que as aulas da rede municipal de ensino foram suspensas em São Miguel do Tapuio, dia 17 de Março, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (COVID- 19).  Diante do momento, a Secretaria de Educação decidiu pela reposição de aulas durante o período de férias (julho) e também nos feriados.

Como o decreto municipal de suspensão das aulas foi prorrogado até 30 de abril, o município trabalha a modificação do calendário escolar com a reposição de aulas referente ao Período de 18 de março a 30 de abril de 2020. O objetivo geral é um menor impacto negativo quanto ao ensino-aprendizagem dos alunos.

Prevendo um possível prolongamento da quarentena, a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação, estão planejando de 20 a 30 de Abril, a organização de um Plano Estratégico com aulas remotas ou será apresentado um novo calendário após o termino do isolamento social.

A Secretaria municipal de Educação prevê ainda a ampliação da carga horária de 4h diária para 6h ou aula em tempo integral, tendo em vista que será inaugurada uma escola com estrutura adequada para esta demanda, assumindo assim, o compromisso de garantir às 800 horas/aulas anual como rege a LDB.

O próprio ministério público do estado do Piauí, através da promotoria de justiça no município de São Miguel do Tapuio, emitiu a Secretaria de educação, uma recomendação para que seja estabelecido, preferencialmente, nos termos da Resolução do Conselho Estadual do Piauí n° 061/2020, o regime especial de aulas não presenciais, definido essencialmente pela manutenção das atividades pedagógicas sem a presença de estudantes nas dependências escolares.

De acordo com a Secretária Silvana Pereira Maia, todas as medidas estão sendo adotadas pela Secretaria, informando inclusive aos seus educandos e respectivas famílias de que a suspensão das aulas tem por finalidade não os submeter a aglomerações, sujeitando-os à exposição do agente infeccioso, mantendo, assim, a necessidade de permanecerem recolhidos em casa, formas de prevenção ao contágio do Coronavírus.

Durante reunião com os lojistas da cidade na última segunda-feira (20), o prefeito Lincoln Matos, informou que todas as decisões da Prefeitura seguem as recomendações da OMS e os decretos do Governo do Estado, e demostrou a sua preocupação com os alunos fora da sala de aula.


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / PortalSamita


Tópicos: educação secretária reposição Aulas

Avaliação:

publicidade