Últimas Notícias

Publicada em 27/07/2020 - 08h43
Por Da Redação

Saúde oferece atendimento remoto com profissionais de Educação Física

Confira o cronograma de atendimento remoto oferecido pela Secretária de Saúde do município de São Miguel do Tapuio.


publicidade


A Prefeitura de São Miguel do Tapuio, através da Secretaria Municipal de Saúde, segue buscando ações de prevenção, contenção e fiscalização no enfrentamento ao novo Coronavírus. Por causa da pandemia, a SMS elaborou cronograma para atendimento remoto com os profissionais de Educação Física.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Victor Hugo Aragão, os profissionais passaram a fazer o atendimento e acompanhamento das atividades físicas de forma remota, através da internet.

“Eles são profissionais da saúde. Neste momento, mais que tudo, o que mais precisamos é trabalhar a questão da saúde, no âmbito mais amplo. O trabalho nesse momento, mesmo de forma remota, é orientar as pessoas. Aliás, as atividades físicas, mesmo dentro do ambiente de casa, são capazes de auxiliar as pessoas no processo de manutenção e recuperação da saúde. E reforçamos as orientações: fiquem em casa, usem máscara e mantenham o distanciamento social.”, afirmou o secretário.

A profissional de Educação Física Najla Batista, que está no cronograma de atendimento remoto da Secretaria Municipal de Saúde, explica de que forma acontece os atendimentos e acompanhamentos.

“Nós acompanhamos pelo Grupo no WhatsApp, recebemos o feedback [retorno] de todos que estão fazendo os exercícios em casa, inclusive são produzidos três vídeos por semana, que é mesma quantidade de aulas que normalmente temos para cada turma. Nós gravamos os três vídeos da semana na terça-feira e os mesmos são lançados de uma única vez para que eles [alunos] façam em casa, justamente porque nos outros dias estamos em monitoramento ou nas barreiras sanitárias. Os [alunos] fazem as aulas durante a semana, são vídeos alternados.”, informou.

Najla Batista explica que foi necessário repensar suas práticas e reinventar atuações profissionais, visando facilitar as orientações e acompanhamentos, já que o grande auxílio à profissão, no momento, vem da tecnologia, através da internet.

“Os vídeos auxiliam muito no trabalho de orientação, inclusive são espelhados nas aulas que eram ministradas na academia, já a  adaptação é que é por conta dos alunos que não possuem equipamentos em casa, por isso usamos material alternativo ( garrafinha com água ou objetos com mesmo peso) e a maior parte da aulas são exercícios calistênicos ( uso do peso corporal).", disse Najla Batista.

“O treinamento calistênico possui movimentos básicos (flexão, prancha e agachamento, por exemplo), que podem ser adaptados para qualquer nível de aptidão física, o que torna o método bem democrático, ou seja, qualquer pessoa, de qualquer idade pode fazer.”, complementou a profissional de educação física.

Cronograma - Atendimento Remoto com Profissionais de Educação Física

Os profissionais estão atendendo de forma remota de terça à quinta-feira, das 07:30h às 13:30h.

Terça-feira: Rodrigo, Najla e Josy;

Quarta-feira: Ione Oliveira;

Quinta-feira: Rodrigo.


Fonte: Com informações da Ascom da PM/SMT


Tópicos: saúde atendimento Educação Física profissionais

Avaliação:

publicidade