Últimas Notícias

Publicada em 10/12/2020 - 09h03
Por Francisco Alves

Produtores da localidade Coqueiro têm Casa de Mel certificada pelo SIM

A equipe técnica também elaborou uma Cartilha “Como obter o Selo do SIM para Casa de Mel”.


publicidade


Foto: Reprodução Produtores da localidade Coqueiro têm Casa de Mel certificada pelo SIM

O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Miguel do Tapuio, segue trabalhando de forma ininterrupta. Nesta terça-feira (08), aconteceu a certificação de uma Casa de Mel na localidade Coqueiro, beneficiando diretamente cerca de 10 produtores rurais.

Esse é o segundo empreendimento certificado pela equipe, sendo que o primeiro foi a Cajuípi, empresa produtora de cajuína localizada na Fazenda Mato Escuro. Segundo o Coordenador do Serviço de Inspeção Municipal, médico veterinário Miguel Soares, os produtores acataram as recomendações repassadas na primeira visita (setembro), e se adequaram às exigências sanitárias vigentes em legislação.

“Nós seguimos todo o protocolo, cadastramos os produtores, realizamos a primeira vista e retornamos, onde verificamos que todas as alterações solicitadas foram atendidas pelos produtores: a Casa de Mel foi cercada; as paredes internas e externas foram pintadas;  o entorno da Casa de Mel foi limpa, e também houve pintura e reboco (tinta lavável branca) nas paredes do Depósito de Mel. Portanto, a Casa de Mel está apta a receber o selo de certificação.”, afirmou Miguel Soares.

O engenheiro agrônomo Marco Estevam, que compõe a equipe do S.I.M, explica que o processo de produção do mel requer todo um cuidado, principalmente relacionado à higienização.

“A Casa do Mel tem como função fazer a extração, processamento e o envase do mel, considerando que todas as etapas precisam atender às exigências sanitárias vigentes. Já o Depósito serve para armazenar o mel processado ou embalado. Vale lembrar que as propriedades organolépticas do mel, seja cor, aroma, textura e densidade devem ser mantidas, e para isso é necessário todos esses cuidados.”, informou o engenheiro Marco Estevam.

O Selo garante ao consumidor que o produto é verdadeiro e de qualidade, sendo extraído, processado e embalado com higiene e segurança. Além disso, para o produtor, o Selo também confere a possibilidade de expansão dos negócios e ampliação das vendas.


Tópicos: mel sim casa certificação inspeção

Avaliação:

publicidade