Últimas Notícias

Publicada em 09/03/2021 - 08h51
Por Da Redação

Programa Busca Ativa atua em 220 municípios para conter avanço da Covid-19

Cada município tem a sua equipe, eles criam de acordo com a sua necessidade e a estratégia a ser realizada.


publicidade


Foto: Ascom/Governo/ piauí Programa Busca Ativa atua em 220 municípios para conter avanço da Covid-19

Mais de 1.500 profissionais divididos em 235 equipes espalhadas em 220 municípios atuam no Busca Ativa, programa reconhecido internacionalmente, como estratégia eficiente para conter o avanço do novo Coronavírus.

Segundo o governador Wellington Dias, nesta situação de forte transmissibilidade do vírus em cada município, é importante fazer a busca de casa em casa, fazendo as buscas especialmente no grupo de maior risco. “Enquanto a vacina não chega para todos, é importante garantir o isolamento de quem estiver com sintoma (exame clínico) ou testado e comprovado com Covid para evitar a transmissão”, declarou.

A gerente de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) e coordenadora do Programa Emergencial Busca Ativa no Estado, Dília Falcão, diz que a iniciativa sempre esteve em atividade. “Por conta da quantidade de casos que vêm aumentando, agora estamos intensificando”, diz.

Dília diz que, infelizmente, as pessoas se acomodaram com a doença e achavam que já estavam livres. “Por mais que muitas pessoas tenham sintomas leves e moderados temos pessoas que chegam a óbitos. E o que todos precisam entender é que não sabemos como vamos reagir à doença. Cada organismo reage de uma forma diferente”, comenta.

As equipes, segundo Dília, atuam de acordo com a necessidade de cada município. “Cada município tem a sua equipe, eles criam de acordo com a sua necessidade e a estratégia a ser realizada”, explica.


Fonte: Com informações da Ascom/Gov-Piauí


Tópicos: programa busca ativa municípios avanço covid-19

Avaliação:

publicidade