Últimas Notícias

Publicada em 26/04/2021 - 22h08
Por Da Redação

Governo federal entrega 32 novos ônibus estudantes da rede estadual do Piauí

A solenidade de entrega dos novos veículos escolares ocorreu nesta segunda-feira, 26, na capital, Teresina-PI.


publicidade


Governo federal entrega 32 novos ônibus estudantes da rede estadual do Piauí Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, dia 26, o Programa Caminho da Escola, que é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo Federal, entregou para os alunos da rede estadual de ensino no Piauí, 32 novos ônibus do modelo ORE 2 que vão reforçar a frota do estado.

Os veículos com capacidade para 44 estudantes sentados são equipados com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel, para facilitar o acesso de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. São Miguel do Tapuio foi o único município da região dos Carnaubais ao receber um dos veículos.

Adquiridos com recursos do governo federal, alocados por meio de emenda parlamentar da bancada federal do Piauí. A mesma emenda prevê a aquisição de outros 32 ônibus do modelo ORE 1, que também vão beneficiar os alunos da rede estadual de ensino. No total, são R$ 13 milhões destinados pelo FNDE para a compra dos 64 veículos.

Renovação

Criado em 2007, o Caminho da Escola tem o objetivo de renovar a frota de veículos escolares no Brasil e garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes. O programa consiste na aquisição de veículos padronizados para o transporte escolar e busca reduzir a evasão escolar e ampliar o acesso e permanência dos alunos nas escolas das redes públicas de educação básica.

No âmbito do Caminho da Escola, podem ser adquiridos ônibus, embarcações e bicicletas para o transporte dos alunos. Existem três formas para entes federativos comprarem os veículos: assistência financeira do FNDE, recursos próprios e linha de crédito a ser disponibilizada por agente financeiro.


Fonte: Da redação


Tópicos: ônibus transporte escolar educação FNDE

Avaliação:

publicidade