Últimas Notícias

Publicada em 26/04/2021 - 23h14
Por Da Redação

Ciro Nogueira diz que ser governador não é obsessão, mas pode ser missão

Durante a coletiva, Ciro fez uma série de considerações sobre o momento político do Piauí e as perspectivas de política e desenvolvimento do estado.


publicidade


Ciro Nogueira diz que ser governador não é obsessão, mas pode ser missão

Em entrevista concedida nesta segunda-feira (26), o senador Ciro Nogueira (Progressistas) afirmou que a coletiva foi convocada não para um lançamento de candidatura, mas para se iniciar um debate sobre o futuro do Piauí, em ato cujo sentido é de dar esperança.

“Ser governador é um sonho, mas não é uma obsessão”, declarou o senador.

Durante a coletiva, Ciro fez uma série de considerações sobre o momento político do Piauí e as perspectivas de política e desenvolvimento do estado. O senador começou a entrevista lembrando que o local definido para a coletiva, a casa em que morou seu pai, Ciro Nogueira, foi escolhido por várias razões, sendo a mais importante delas as lições dele para amar e respeitar o Piauí e o povo piauiense.

“Sob a sombra das árvores, lembro que a copa pode estar alta, quase tocando o céu, linda, vistosa, mas só está assim por causa da raiz. Não tem árvore frondosa sem que ela esteja com as raízes bem sedimentadas na terra. Minhas raízes estão firmes no solo piauiense”, disse Ciro Nogueira, que tinha a seu lado vários prefeitos, deputados federais e estaduais aliados.

Mesmo evitando colocar-se como pré-candidato a governador, o senador afirmou que “para os que têm dúvidas de que serei candidato, eu digo: primeiro, o Piauí, segundo o Piauí, terceiro, o Piauí. Sempre o Piauí, mas não estou aqui para lançar candidatura, mas sim para trazer esperança”.

Segundo sua visão, “o momento é de trazer para a discussão a saúde, de imunizar a população e de propor um projeto político que coloque a população em primeiro lugar”. Mesmo assim, destacou que “hoje temos a frustração de não termos um projeto de desenvolvimento econômico que favoreça a todos os piauienses”.

Ele lembrou que, em 2018, logo após uma consagradora vitória do governador Wellington Dias e dele próprio, reeleito senador, foi feita uma carta sugerindo um enxugamento da máquina administrativa, com cortes de órgãos e prioridade em investimentos para o crescimento econômico. Mas nada disso ocorreu. “O governo nada fez. Preferiu fazer acordos políticos que resultaram em convocação de suplentes e mais suplentes.”

O senador disse que não se preocupa que político vai estar a seu lado, “mas sim quem quer se comprometer com mudança significativa no estado, que resulte em melhor qualidade de vida para a população”. “Volto a dizer que não nos preocupa quantos seremos, mas sim qual o objetivo”, pontificou.

APOIO À GESTÃO

O senador Ciro Nogueira lembrou que apoiou a atual administração estadual e trabalhou para que fossem colocados centenas de milhões de reais à disposição do governo para obras e serviços.
“Não torço contra a atual gestão. O que puder fazer pelo Piauí, farei. Como realizado hoje, ao entregar 30 ônibus para os municípios. Somente através de emendas já destinei R$ 160 milhões fruto de minha atuação parlamentar. Temos parceria e compromisso com o Piauí. Mas o governo atual, infelizmente, não tem um projeto de desenvolvimento do estado.

Ciro afirmou, ainda, que o governo só age para lotear recursos de emendas, em vez de adotar uma programação de aplicação dos recursos. Também afirmou que o atual governador só se elege escolhendo adversários. “O atual governador sempre fez política escolhendo os adversários e prova disso é que ele acaba de trazer para seu lado o ex-governador Wilson Martins. Não colocou o interesse do Piauí em primeiro lugar e sim o seu interesse político. Aqui, sempre colocaremos o interesse do Piauí acima de tudo”.

Para Ciro Nogueira, “o governador põe seu partido acima dos interesses do Estado, e essa é a diferença entre nós, que estamos aqui, e eles. A opção política do governador foi o da disputa e talvez ele tenha razão sob seu ponto de vista, mas do ponto de vista dos piauienses, o certo é que o estado deva estar acima de todos os interesses”, disse.

Em oposição à postura de Wellington Dias, Ciro Nogueira ressaltou que sempre colocou “o Piauí em primeiro lugar.” Por isso mesmo, lembrou que sua postura em relação ao governo do presidente Bolsonaro seguiu o mesmo padrão de apoio aos presidente Lula, Dilma e Temer: o interesse do Piauí vem em primeiro lugar. “Em relação ao governo do presidente Bolsonaro, nós, eu e o senador Elmano Ferrer, fomos pedir obras. E as obras estão sendo feitas, são obras fundamentais para o nosso Estado.”

FIRMINO FILHO

Na entrevista, Ciro Nogueira lembrou a figura do ex-prefeito Firmino Filho, precocemente morto em 6 de abril. “Firmino Filho, que hoje poderia estar aqui, seguirá sendo a nossa inspiração. Ele não era apenas o maior gestor de nosso estado, era um dos maiores gestores do Brasil”, disse o senador.

“O candidato de meu coração era o Firmino Filho, que era o melhor gestor do Brasil, mas não podemos infelizmente contar com ele, apenas com sua inspiração e suas ideias. Assim, vamos rer um processo de construção de uma candidatura e os que estão aqui ao nosso lado, vão ser importantes nisso, porque todos querem algo diferente, um Piauí melhor para todos”..

MARKETING ELEITORAL

Em resposta às indagações sobre programas de governo postos em prática agora, o senador Ciro Nogueira disse que o mais publicizado de todos, o Pro-Piauí, "não é um projeto político” e sim “um projeto de marketing para fabricar um candidato”. “Este é um governo de placas, de propaganda. Nós que nos opomos a eles somos um grupo político de ação em favor do Piauí.”


Tópicos: Ciro entrevista Governador missão

Avaliação:

publicidade