Últimas Notícias

Publicada em 12/06/2021 - 09h02
Por Da Redação

Município está entre os que menos vacinou contra a Covid em termos populacional

De acordo com os dados do sistema Vacinômetro, o município de São Miguel do Tapuio vacinou apenas 17,96% da população com a primeira dose.


publicidade


Município está entre os que menos vacinou contra a Covid em termos populacional

São Miguel do Tapuio é a 14ª cidade entre 16 que compõe a região dos Carnaubais, no ranking de aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em termos de porcentagem populacional. Os dados foram extraídos neste sábado, 12 de junho de 2021, do VACINÔMETRO, sistema do Governo do estado que registra a população imunizada em cada município.

De acordo com os dados do sistema, foram vacinadas 3.172 pessoas no território Sãomiguelense com a primeira dose de vacina contra a covid-19, ou seja, 17,96% da população do município que é composta por 17.639 habitantes   [dados do IBGE/2020]. Quanto à aplicação da segunda dose, o município ocupa a 11ª posição no ranking dos 16 municípios da regional, vacinando 1.636 pessoas, ou seja, 9,26% da população.

No topo das cidades que mais aplicaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na região dos Carnaubais, está São João da Serra, que já vacinou 33,38% da população. O município de Novo Santo Antonio, vem logo seguida 32%, Nossa Senhora de Nazaré 31,29%, Campo Maior 25,74% e Boqueirão do Piauí, com 23,72%.

Dos 226 municípios do estado do Piauí, São Miguel do Tapuio ocupa a posição 175º em aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid quando se refere os dados em termos de porcentagem populacional. Na aplicação da segunda dose, o município aparece menos ruím, ocupando a posição 124º na lista de 226 municípios.

O avanço no ranking muitas das vezes depende dos gestores municipais na atualização dos números de vacinados nos sistemas oficiais de registro. Um levantamento realizado pela nossa reportagem em algumas cidades da região dos Carnaubais foi possível comprovar que muitos gestores demoram na atualização dos dados, tanto o sistema vacinômetro do governo do estado, como também o portal da transparência do município.

A demora no registro de dados de pessoas vacinadas nos sistemas oficiais por parte dos gestores públicos, além de ser falta de transparência a sua população, ainda compromete o processo de imunização, já que fica evidente uma defasagem entre o número de doses recebidas e aplicadas.

Ranking de aplicação da 1ª dose nos municípios da região de Campo Maior em termos de porcentagem populacional (Fonte: Vacinômetro/Sesapi).

Ranking de aplicação da 2ª dose nos municípios da região de Campo Maior em termos de porcentagem populacional (Fonte: Vacinômetro/Sesapi).


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita


Tópicos: cidades vacina covid saúde piauí

Avaliação:

publicidade