Últimas Notícias

Publicada em 22/06/2021 - 09h42
Por Da Redação

PRO Piauí irá investir 2 milhões de reais na educação de Buriti dos Montes

O secretário Ellen Gera anunciou investimento para a Unidade Escolar Antônio Deromi Soares, contemplando a infraestrutura.


publicidade


Fotos: Moisés Sabá PRO Piauí irá investir 2 milhões de reais na educação de Buriti dos Montes

O município de Buriti dos Montes recebeu, neste sábado (19), investimentos do PRO Piauí, programa de desenvolvimento social e econômico em diversas áreas. A ação ocorreu com a presença do secretário de Estado da Fazenda e coordenador do programa, Rafael Fonteles, acompanhado de gestores estaduais, parlamentares e gestores municipais.

À frente do PRO Piauí na área da Educação, o secretáo Ellen Gera anunciou investimento para a Unidade Escolar Antônio Deromi Soares, na ordem de 2 milhões de reais, contemplando a infraestrutura.

"Estivemos com toda a equipe escolar acompanhando o trabalho desenvolvido junto aos estudantes em um espaço acolhedor e inclusivo que será contemplado também com os investimentos do PRO Piauí Educação. Está prevista a construção de quadra poliesportiva, climatização dos laboratórios, ampliação no número de salas de aula e garantia de um espaço totalmente multifuncional, contemplando a sala de mediação tecnológica já existente na escola", disse o gestor.

A Unidade Escolar Antônio Deromi Soares atende as modalidades de Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional. Além disso, a escola, em 2017, obteve o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 3,7, ampliando o índice anterior que era de 3,3. Este avanço é refletido na conquista de aprovações no SISU e uma alta participação no Enem, entre as escolas da 5ª GRE (Gerência Regional de Educação).

Durante a pandemia, a equipe pedagógica entregou materiais impressos, cadernos personalizados de preparação para o Enem, além dos kits de alimentação para as famílias dos estudantes. A escola está implementando as ações para a retomada das aulas presenciais. Além de elaborar um plano de retorno presencial das aulas, a Unidade reforça aos protocolos sanitários recomendados pelas autoridades em saúde, visando proporcionar um ambiente seguro.

Jaqueline Soares, gestora da Unidade Escolar Antônio Deromi Soares, comemorou os investimentos para a comunidade escolar.

"É com muita alegria que recebemos o secretário Ellen Gera na escola, que anunciou melhorias em diversos espaços. Embora estejamos ainda neste momento difícil, com a escola sem o público presencial, toda a equipe vem trabalhando para oferecer uma estrutura acolhedora para profissionais e estudantes. Buscamos sempre acompanhar de perto o desenvolvimento e acesso do estudante ao espaço escolar, que resulta em índices positivos", comentou Jaqueline.

Segundo o secretário Ellen Gera, por meio do PRO Piauí Educação, serão investidos mais de 40 milhões de reais em infraestrutura das escolas da 5ª GRE, contemplando reformas, ampliações e adaptações.

A gerente, Lucimeire Barros de Medeiros, destaca que os investimentos são necessários para ampliar os resultados positivos no IDEB e no acesso à escola.

"Os investimentos nas condições estruturais são essenciais e contam bastante na conquista dos resultados para então focar nos indicadores, no planejamento e em uma boa execução das metas, além da troca de experiências como esta, feita com a rede municipal, que certamente reflete na trilha de bons resultados", disse Lucimeire.

Parceria com a educação municipal

O trabalho colaborativo entre estado e município é destaque na região. A Educação municipal de Buriti dos Montes já aderiu ao programa PRO Alfabetização Na Idade Certa. O Secretário Ellen Gera esteve reunido com a gestora da educação municipal, Janaína Loyola, e destacou a parceria entre as pastas.

"A rede municipal obteve um dos melhores índices no IDEB nos anos finais em todo o estado e, com a adesão ao programa de Alfabetização na Idade Certa, essa parceria tende a ser ampliada. Serão mais de 500 milhões de reais investidos nos programas de alfabetização por meio do PRO Piauí Educação", pontuou Ellen Gera.

O PRO Alfabetização na Idade Certa é o maior projeto de alfabetização já criado na história do Piauí e surge com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e dos resultados de aprendizagem dos estudantes. Com investimentos na ordem de 75 milhões de reais, a iniciativa visa apoiar os 224 municípios piauienses na busca pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino.  A expectativa é beneficiar mais de 200 mil crianças nas escolas públicas de ensino fundamental.

Janaína Loyola destaca que os resultados são construídos com empenho e dedicação à muitas mãos. "A história é construída com a ajuda de todos os agentes da educação. Iremos avançar mais, uma vez que o município aderiu ao programa de Alfabetização na Idade Certa, uma parceria com a educação estadual que resultará na produção de materiais específicos para conquistar os índices de alfabetização almejados", finalizou a gestora.


Fonte: Com informações da Seduc/Piauí


Tópicos: PRO piauí investimento milhões educação Buriti

Avaliação:

publicidade