Últimas Notícias

Publicada em 15/09/2021 - 08h42
Por Da Redação

Prefeitura de SMT realiza abertura oficial da campanha "setembro amarelo"

A campanha segue durante todo o mês de setembro com um trabalho de conscientização pela valorização da vida.


publicidade


Fotos: Divulgação Prefeitura de SMT realiza abertura oficial da campanha "setembro amarelo"

A prefeitura municipal de São Miguel do Tapuio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Comissão Intersetorial do Selo Unicef edição 2021/2024, realizou na noite da última terça-feira (14), no Clube Municipal, a abertura oficial da campanha do "setembro amarelo", de prevenção ao suicídio e Plataforma Pode Falar do Unicef.

A campanha segue durante todo o mês de setembro com um trabalho de conscientização pela valorização da vida, prevenção ao suicídio e transtornos mentais, com ações que envolvem rodas de conversas com adolescentes, pais e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.

O lançamento da campanha contou com a presença do prefeito municipal Pompílio Evaristo Cardoso Filho, Secretários Municipais, vereadores que compõe o Legislativo do município, profissionais saúde, educação e assistência social, onde foram apresentados os debates pertinentes acerca do tema.

O prefeito Pompílio Filho disse que a participação de todos é fundamental para que possa trabalhar a valorização pela vida. “Mais do que nunca, é essencial conversarmos sobre saúde mental. Devido à pandemia o número de casos tem aumentado como um todo, e nosso município não fica fora disso. Temos algo em torno de 2 mil pessoas que utilizam o CAPS (Centro de Apoio Psicossocial), que desenvolve um excelente trabalho multidisciplinar”, destacou o gestor municipal.

Suicídio

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e a cada 40 segundos uma pessoa se mata. Em todo o mundo, são 800 mil mortes por suicídio todos os anos. No Brasil, são 12 mil casos por ano. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Falar sobre o tema colabora para a prevenção e mostra para as pessoas que elas podem procurar ajuda e receber o amparo necessário para não consumar o fato.


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita


Tópicos: prefeitura abertura oficial Campanha setembro amarelo

Avaliação:

publicidade