Últimas Notícias

Publicada em 29/09/2021 - 16h13
Por Da Redação

Dia do Vaqueiro é comemorado em São Miguel do Tapuio com vasta programação

O evento tem por objetivo valorizar a cultura simbólica no sertão nordestino, mas especificamente o vaqueiro Sãomiguelense.


publicidade


Foto: Francisco Alves / Portalsamita Dia do Vaqueiro é comemorado em São Miguel do Tapuio com vasta programação

O Dia do Vaqueiro foi comemorado na última terça-feira, 28 de setembro, na cidade de São Miguel do Tapuio, distante 226 km da capital, Teresina, com vasta programação. A data foi festejada com a participação de dezenas de vaqueiros, que participaram de Cavalgada, Missa, Café da manhã, Sorteio de Brindes e show cultural.

A programação iniciou por voltas das 6h30, com a cavalgada saindo da residência do prefeito Pompílio Filho, até a Igreja matriz de São Miguel Arcanjo, onde os vaqueiros montados em seus cavalos assistiram a missa do Vaqueiro. Após o ato religioso, os vaqueiros continuaram a cavalgada pelas principais ruas da cidade, até o Daniel Bar, onde aconteceu a concentração.

No Daniel Bar, o poder público municipal serviu um Café da manhã a todos os vaqueiros presentes. Logo após o café, aconteceu o pronunciamento das autoridades, seguida do aboio dos vaqueiros, sorteio e entrega de vários brindes e música ao vivo com Teozinho Mix e Alan Dilson.

Para o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Willames Diniz Pereira, a vida desses "heróis" do campo não é nada fácil. "O vaqueiro ainda mantém tradições e bravuras herdadas dos tempos da civilização do couro. A tradição que merece ser festejada" ressalta o Secretário, que também participou do evento ao lado do filho Emanuel, que foi um dos idealizadores da primeira edição do evento no ano de 2015.

O Prefeito de São Miguel do Tapuio, Pompílio Evaristo Cardoso Filho, que comandou a cavalgada, ladeado pelo prefeito de Castelo do Piauí, Magno Soares, participou ativamente de toda a programação. Em seu discurso durante o sorteio e entrega dos brindes aos vaqueiros, agradeceu a Deus e também ao povo que os concederam a honra de ser prefeito do munícipio.

“Feliz ainda mais por está fazendo uma edição da Festa do Vaqueiro, agora sim com apoio da prefeitura, pois isso é muito importante. A vaquejada, os esportes que envolvem a vaqueirama, a corrida de cavalo, terão sempre o nosso apoio”, disse Pompílio Filho, que prometeu também resgatar a Festa do Feijão.

A Festa do Vaqueiro é um evento que tem por objetivo valorizar a cultura simbólica no sertão nordestino, mas especificamente no Sertão Piauiense. Esse ano o evento foi realizado com total apoio da Prefeitura de São Miguel do Tapuio, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita


Tópicos: vaqueiro missa cavalgada festa tradição prefeitura

Avaliação:

publicidade