Últimas Notícias

Publicada em 10/10/2021 - 09h53
Por Da Redação

População da cidade de SMT reclama da falta de água e Agespisa não faz nada

Nos Bairros São Luís, Pedrinhas, Novo Horizonte e Matadouro, os moradores só têm água nas torneiras entre 9h e 16h.


publicidade


Foto: Francisco Alves / Portalsamita População da cidade de SMT reclama da falta de água e Agespisa não faz nada Reservatório da Agespisa no Bairro São Luís

Moradores de vários bairros da cidade de São Miguel do Tapuio reclamam constantemente do racionamento de água por parte da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S.A.), empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade. O problema que se arrasta há anos, principalmente na época do verão, tem se intensificado mais nos últimos dias e até o momento sem nenhuma solução por parte da empresa.

As famílias reclamam que tem se tornado raro água nas torneira entre as 16h da tarde às 09h da manhã do dia seguinte, com isso, os moradores estão armazenando o líquido em baldes e garrafas, ou até mesmo comprando galões de água mineral para beber. Muitos já se preocupam também com o perigo no armazenamento, pois pode haver a reprodução do Aedes aegypti, mosquito causador da Dengue. Os Bairros mais prejudicados são: São Luís, Pedrinhas, Novo Horizonte e Matadouro.

O problema tem revoltado a população e vem ganhando grande repercussão nas redes sociais nas últimas semanas e são vários os manifestos. Alguns internautas questionam o porquê do problema sem resposta, outros relembram da manutenção da concessão da Agespisa com o município, diante da má qualidade dos serviços prestados.

Vale ressaltar que não é a primeira vez que acontece problema da ordem técnica por parte da Agespisa na cidade de São Miguel do Tapuio. Serviços como manutenção da bomba quando queima, é extremamente lento e a população tem que se virar para encontrar água em poços particulares espalhados pela cidade.

MINISTÉRIO PÚBLICO ABRIU PROCESSO NO ANO DE 2020 CONTRA AGESPISA

O Ministério Público do Estado do Piauí, através da Promotoria de Justiça de São Miguel do Tapuio, MIRNA ARAÚJO NAPOLEÃO LIMA, instaurou no dia 07 de abril de 2020, um procedimento ADMINISTRATIVO para apurar a ausência regular do fornecimento de água no município por parte da Agespisa. O PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO de Nº 09/2020, considerou as informações inclusive divulgadas em nosso site http://www.portalsamita.com/ mencionando a ausência regular no fornecimento de água na cidade, mas o problema não foi resolvido.

AGESPISA EXPLORA OS SERVIÇOS COM A CONCESSÃO VENCIDA DESDE FEVEREIRO DE 2007

Além de trucidar a população com a falta de água, a Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S.A.) vem executando e explorando os serviços públicos de abastecimentos de água e esgotos sanitários no âmbito do município de São Miguel do Tapuio, com a concessão vencida desde 14 de fevereiro de 2007.

De acordo com o CONTRATO N° 02/77, desde o dia 15 de fevereiro de 2007, a Agespisa vem cobrando dos usuários do sistema de abastecimento de água e esgotos do município de São Miguel do Tapuio, tarifas pelo uso da água, sem pagar ao município pela exploração do sistema ou realizar qualquer tipo de contrapartida pelos lucros obtidos com a exploração do referido sistema.

Considerando que o disposto na cláusula décima sexta do CONTRATO DE N° 02/77 que prevê expressamente que “findo o prazo de concessão e não mais interessando a qualquer das partes a prorrogação do mesmo, o acervo do sistema de águas de esgotos sanitários será transferido ao patrimônio do município”, o que não aconteceu até a presente data.

No ano de 2013, a Prefeitura de São Miguel do Tapuio notificou a Agespisa para transferir o sistema ao município, no entanto, isso não aconteceu. Com isso, o poder público municipal na época ingressou com uma ação na justiça, que se arrasta até os dias atuais.

PREFEITO POMPÍLIO FILHO ESTEVE COM O PRESIDENTE DA AGESPISA COBRANDO UMA SOLUÇÃO

Na última quinta-feira, dia 07 de outubro, o prefeito de São Miguel do Tapuio, Pompílio Evaristo Cardoso Filho, estive com o Presidente da Agespisa, Genival Sales, para tratar sobre a falta constante de água por parte da Agespisa no município.

Segundo publicação na página pessoal do prefeito no Facebook, o presidente da Agespisa garantiu durante a reunião, que os equipamentos estão funcionando normalmente e explicou que a dificuldade que a Agespisa enfrenta, no fim da tarde e início da noite, são causados por conta da distribuição elétrica do município, devido à queda de tensão na energia.

Vale informar que no último sábado (09/10), faltou água por volta das 16h30min e só veio retornar na manhã deste domingo (10/10), às 09h50min minutos, o que contradiz a informação repassada pelo Presidente da Agespisa, Genival Sales ao prefeito Pompílio Filho, pois a energia está desde as 06h da manhã funcionando com 220 Volts.

O PORTAL SAMITA tentou contato com AGESPISA para comentar sobre o assunto, mas não obteve êxito até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para atualização, caso a empresa queira enviar esclarecimentos.


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita


Tópicos: descaso agespisa água fornecimento

Avaliação:

publicidade