Últimas Notícias

Publicada em 11/10/2021 - 15h17
Por Da Redação

Programa da Equatorial já recolheu 45 toneladas de resíduos para reciclagem

E+ Reciclagem: saiba como participar, ter créditos na conta e ajudar em projetos sociais.


publicidade


Fotos: Divulgação Assessoria Programa da Equatorial já recolheu 45 toneladas de resíduos para reciclagem

Já pensou em obter três grandes benefícios a partir de materiais recicláveis? Com o programa E+ Reciclagem, da Equatorial Piauí, é possível contribuir com o meio ambiente, ganhar créditos na conta de energia e ainda praticar uma boa ação, podendo destinar os valores obtidos a instituições sociais cadastradas no Piauí.
 
Há um ano, por meio do E+ Reciclagem, os clientes da Equatorial Piauí têm a oportunidade de exercitar o uso consciente dos resíduos sólidos e contribuir com o processo de reciclagem. Para isso, basta se dirigir aos postos fixo ou móveis de coleta seletiva do programa em Teresina, com a fatura de energia, e efetuar o cadastro para receber um cartão personalizado, que será o instrumento de contabilização dos créditos recebidos pelo cliente em função do descarte adequado de materiais. Pelo projeto, o cliente deve levar ao posto de coleta os resíduos gerados, limpos e separados, podendo ser recebidos como resíduos recicláveis, o papel, plástico, metal, embalagens tetra pak e PVC.
 
Para que os descontos sejam efetuados na conta de energia, há um sistema que pesa todo material reciclado, precifica de acordo com uma tabela de mercado e gera o crédito para o cliente, que pode ser convertido em descontos em sua conta de energia, ou doado para uma Instituição Social parceira do programa.
 
Atualmente, o E+ Reciclagem conta com 5 instituições sociais cadastradas para receber os créditos de clientes que tenham interesse em contribuir. Os clientes podem destinar os créditos gerados a partir da troca de resíduos para a Associação Casa Esperança e Vida, que oferece assistência a pessoas em tratamento de câncer, Fundação Viver com Dignidade e Sociedade Espírita João Nunes Maia, que desenvolvem trabalhos assistenciais voluntários, Casa Frederico Ozanan, que abriga idosos, e a Fundação Espirita Servos de Maria, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
 
Carmem Susana é diretora de uma escola pública, e doou os bônus adquiridos a partir de um grande descarte para a reciclagem de papéis que não seriam mais utilizados. “Estava com muitos papéis que não tinham mais utilidade para mim, então resolvi reciclar e doar os créditos para um projeto social. É muito gratificante poder contribuir com um planeta mais sustentável, e ainda ajudar outras pessoas”, comentou Carmem.
 
Para as instituições sociais que recebem o benefício, o crédito na conta de energia vem como um alívio para as despesas do mês, tão impactadas pela queda das doações da população durante a pandemia. “A economia na conta de energia nos permitiu destinar doações recebidas para outras prioridades, como alimentação, compra de itens de limpeza. Em nome de todos os beneficiados na Casa Esperança e Vida, gostaríamos de agradecer os clientes que colaboraram! Os créditos vieram em boa hora!”, agradeceu Samires Almeida, responsável pela Casa Esperança e Vida, beneficiada este mês com um crédito de R$ 1.912,58 na conta de energia, como resultado das doações de clientes.
 
O programa E+ Reciclagem dialoga com a política de Sustentabilidade do Grupo Equatorial e promove destinação adequada aos resíduos recebidos. “Quando incentivamos a coleta seletiva, estamos desenvolvendo ações para difundir a cultura de conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Por meio deste programa, ganham todos: o meio ambiente, a sociedade e nossos clientes”, afirma Júlio Mendes, executivo de Eficiência Energética da Equatorial.
 
Balanço do E+ Reciclagem
 
Desde sua implantação, em setembro do ano passado, o programa já distribuiu mais R$ 8 mil reais em bônus e já coletou mais de 45 toneladas em resíduos sólidos. “Essa é nossa grande contribuição ao meio ambiente que é dar uma destinação adequada a estes resíduos recicláveis. Essa ação contribuiu para evitar que cerca de 152 toneladas de dióxido de carbono (CO²) fossem emitidos na atmosfera”, complementou Júlio.

Postos de coleta: Onde encontrar?
 
Para coleta dos resíduos, o E+ reciclagem dispõe de um posto fixo e também conta com pontos itinerantes de coleta, localizados em pontos espalhados pela cidade, de forma itinerante, em cada dia da semana, no horário de 08h às 17h.


Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação Equatorial/Piauí


Tópicos: programa equatorial toneladas resíduos reciclagem

Avaliação:

publicidade