Últimas Notícias

Publicada em 20/12/2021 - 09h45
Por Francisco Alves

Piauí fatura mais 3 medalhas no último dia da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo

Evento da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC terminou no último domingo (19), em Palmas, capital do Tocantins.


publicidade


Fotos: FCP Piauí fatura mais 3 medalhas no último dia da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo

A 43ª Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada, evento da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC terminou neste domingo (19), em Palmas, capital do Tocantins reunindo a elite da velocidade das duas regiões, que, por sinal, conta com algumas das melhores seleções do país, inclusive teve a participação de campeões brasileiros em três grandes provas: Contrarrelógio Individual, Resistência e Circuito, esta que aconteceu hoje, numa prova rápida e de muita velocidade, na qual valeu a força e a estratégia das equipes. O Piauí conquistou mais três medalhas, totalizando nove na competição e um ótimo resultado geral, o 5º lugar no pódio por estados.

O Piauí conquistou duas medalhas de ouro com a atleta elite Karine de Macedo Frota, três de prata e quatro de bronze. No quadro geral, deu a lógica representada pelos estados favoritos. O Pará foi o campeão, seguido da Bahia, em terceiro o anfitrião Tocantins, que é também o campeão da última edição, e em quarto o Estado de Sergipe.

O presidente da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, Fernando Correia Lima, disse que o resultado do Piauí é o melhor possível e traz mais ânimo para recomeçar a temporada de 2022. “Conquistamos nove medalhas, sendo duas de ouro, o que é muito bom, pois os melhores ciclistas do País estão nas duas regiões, então o nível da Copa foi considerado altíssimo. O Piauí deu o seu melhor em todas as categorias. A ida do Piauí só foi possível graças à força do nosso ciclismo, ao nosso apoio enquanto Federação e aos patrocinadores”, disse o dirigente, acrescentando que em 2022 a Copa será no Pernambuco e o Piauí estará muito mais forte. Fernando assumiu a entidade em janeiro desse ano.

A piauiense Karine de Macedo Frota, categoria Elite, faturou a prata neste último dia na prova de Circuito com o tempo de 37min31s127, atrás apenas da baiana Cristiane Duque Almeida, que cruzou a linha de chegada com o tempo de 37min30s517; em 3º, levando o bronze, outra baiana, Elienai de Oliveira Damasceno, com 37min31s140. A prova de hoje usa estratégia de cada equipe. Assim, destaque também para a atleta Elza Nunes dos Santos, que ficou na 13ª posição, mas foi crucial ajudando Karine e se manter no pelotão das ponteiras. Assim também foi na categoria Máster B-1, na qual Gerson Albuquerque, que ficou em 10º lugar, contribuiu para a medalha do companheiro Lindomar Ferreira dos Santos.

Lindomar conquistou a segunda medalha de bronze. O tempo dele foi 32min04s471. O campeão Tarcísio Carneiro Filho (PB) levou o ouro com o tempo de 31min36s377 e Francisco Ferreira da Silva (CE) ganhou a prata finalizando o circuito com 31min51s293. Lindomar conquistou ao todo três medalhas, uma de prata na prova de Contrarrelógio e bronze na prova de Resistência. O outro piauiense que conquistou medalha foi Reinaldo Soares de Oliveira, que é médico e participou da sua primeira grande competição. Na prova deste sábado, ele ganhou o bronze.

Na categoria Máster D-2 (acima de 65 anos), o piauiense João de Deus Soares Filho por centésimos de segundo não conquistou medalha de ouro. Ele colocou no peito sua segunda medalha, a primeira foi a de prata na prova de Contrarrelógio Individual. Ele completou a prova deste domingo com o tempo de 20m45s888. A prata ficou com Ésio Flôrencio de Sousa (CE), com 20min45s411 e o ouro foi para João Luiz Melo (PA), com tempo de 20min45s297.

A seleção piauiense de Ciclismo teve o patrocínio do Colchão Ônix, Sesc/ Fecomércio -Senac, Construtora Mountain e Evo Bike. Apoio: Sela Conveniência e VadeBike Store. Acompanhem os canais da FCP para acompanhar as informações e imagens dos atletas piauienses no evento, no site (https://fcp-pi.esp.br/), Instagram e no Facebook.


Fonte: Com informações da Assessoria de imprensa

Avaliação:

publicidade