Últimas Notícias

Publicada em 23/03/2023 - 08h56
Por Da Redação

20º BPM localiza plantação de aproximadamente 100 mil pés de maconha na zona rural de Paulistana

A operação policial aconteceu na Localidade Caldeirãozinho, Data Serra Vermelha, região onde mais se plantou maconha no Piauí nas décadas de 80 e 90.


publicidade


Foto: Divulgação-PM-PI 20º BPM localiza plantação de aproximadamente 100 mil pés de maconha na zona rural de Paulistana

A Polícia Militar do Piauí, através do 20º Batalhão de Paulistana, com apoio dos Grupamentos Policiais Militares de Acauã, Queimada Nova, localizou um plantio aproximado de 100 mil pés de cannabis sativa (maconha) em uma área de aproximadamente 20.000m² (2ha). 

A ação ocorreu por todo este sábado e domingo (19). No local ainda foram encontrados 100 (cem) quilogramas da erva pronta para o consumo. A operação policial aconteceu na Localidade Caldeirãozinho, Data Serra Vermelha, zona rural de Paulistana-PI, região onde mais se plantou maconha no Piauí nas décadas de 80 e 90. 

O local possuía 04 barracas com mantimentos, roupas, adubos, agrotóxicos, mangueiras, bomba de água e outros utensílios e ferramentas que davam suporte logístico ao cultivo ilegal da erva.

Na dinâmica do cultivo ilegal encontrado foi observado que os infratores, além de serem pessoas habituadas com a região, faziam técnicas para facilitar a fuga em uma possível ação da polícia, a exemplo do uso de cachorros como "alerta" para identificar a presença de estranhos nas proximidades, e também as condições climáticas foram adversas, fortes chuvas caíram na região dificultando a chegada dos policiais na plantação, o que fez com que não fosse possível a prisão dos cultivadores, no entanto foram encontrados documentos pessoais de um homem que estaria no local e teria fugido no momento da chegada da polícia. 

Além disso, o proprietário do imóvel rural já se encontra recluso no sistema prisional acusado do cometimento de outros crimes.

A plantação ilegal de maconha estava sendo irrigada do açude público construído pelo DENOCS na Localidade Caldeirãozinho e possuía uma linha de produção moderna dívida em ciclos, com viveiro de mudas, plantas novas, adultas e material pronto para o consumo. 

A Polícia Civil foi acionada e uma equipe da 12ª DRPC esteve presente no local auxiliando no processo de incineração do material encontrado.


Fonte: Com informações da PM-PI


Tópicos: BPM plantação maconha paulistana

Avaliação:

publicidade