Últimas Notícias

Publicada em 16/05/2023 - 10h06
Por Da Redação

Mãe de dois filhos e vendedora de bolos é aprovada em medicina na UFPI e sonha em mudar vida da família

Alane Vaessy vem lutando por uma vaga no curso de medicina em uma universidade pública desde 2019. Ela sonha em ser pediatra.


publicidade


Foto: Arquivo Pessoal Mãe de dois filhos e vendedora de bolos é aprovada em medicina na UFPI e sonha em mudar vida da família

Vaessy, mãe de dois filhos. Mas, com bastante disciplina, dedicação e apoio da família, neste ano, a radiologista de 35 anos conquistou uma vaga no curso na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Além da rotina de estudos exaustiva, Alane se dedica à venda de bolos para aumentar sua renda e à maternidade. Segundo ela, a nova profissão vai ajudá-la a dar uma vida melhor aos seus dois filhos, Erick e Enzo, de 15 e 13 anos, respectivamente.

Rotina árdua e cansativa

Às 4h20 da madrugada, Alane saía de casa e ia para o ponto de ônibus. Ela mora no município de Campo Maior, a 80 km ao norte de Teresina. O ônibus partia às 5h e, uma hora depois, Alane chegava na escola, na capital, onde ela trabalhava como fiscal de turma e estudava. A estudante também vendia – e vende até hoje – bolos para complementar a renda.

Alane chegava em casa somente à noite. Ao longo do dia, seus filhos iam para a escola e, em seguida, voltavam para casa para estudar.

“Tenho muito apoio, muita ajuda. Eles almoçam com a avó, o avô deles vêm buscar para levar para a escola”, afirmou.

Cozinheira, radiologista, auxiliar de serviços gerais...

Antes de se tornar funcionária do colégio onde estudava, Alane teve vários empregos. Ela é formada em radiologia e chegou a atuar na área, contudo, acabou sofrendo assédio moral e teve que mudar de profissão. Alane, então, passou a atuar como auxiliar de serviços gerais. Ela também trabalhou como chef de cozinha.

Preparação para o Enem

Em 2019, Alane decidiu diminuir o ritmo de trabalho e focar na realização de um sonho: cursar medicina. Ela estudava três a quatro horas por dia, incluindo aos finais de semana.
“Foi muita abdicação, porque eu não saía para lugar nenhum. Eu ia somente para a academia e, aos finais de semana, eu ia para a casa da minha mãe rapidinho, voltava, e ficava fazendo meus simulados. Eu estudava direto”, relatou a mãe do Erick e do Enzo.

Mas, ao longo desse percurso até a aprovação, Alane enfrentou algumas dificuldades, principalmente no aspecto emocional. Ela teve ansiedade e crises de pânico, e teve que recorrer à terapia. Mas, tudo isso foi superado.

Grande dia: a aprovação

Alane foi aprovada na segunda chamada da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.1. O resultado foi divulgado no dia 24 de abril. Ela contou que foi pega de surpresa.

“Eu sabia que eu ia entrar, mas eu achava que eu ia entrar no segundo semestre e não agora. Eu só tenho a agradecer a Deus porque eu tive um apoio muito grande e fiz muito a minha parte também, eu acredito que Deus honra todo sacrifício que você faz”, comentou.

As aulas na UFPI iniciaram no início do mês de maio. Alane está em busca de uma bolsa para custear suas despesas. Recentemente, ela ganhou um notebook do colégio onde ela se preparou para o vestibular.

“Ainda hoje não caiu a ficha. As aulas começaram, eu assisti uma aula, mas não caiu a ficha. Eu sou muito grata, toda hora eu agradeço muito a Deus, porque não é por mim, é pela minha família, pelos meus filhos. Isso é para a gente ter uma vida melhor”, finalizou.


Fonte: Com informações do portal G1


Tópicos: mãe, aprovada, medicina, UFPI

Avaliação:

publicidade