Publicada em 15/06/2017 - 09h14
Por Francisco Alves
Secretaria de Saúde de SMT implanta Prontuário Eletrônico do Cidadão
Durante a implantação, profissionais passaram por uma capacitação com um técnico da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio realizou na manhã da ultima terça-feira, 13 de junho, a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica. O evento que conotou com a participação de vários profissionais da área, foi realizado no auditório do Programa Bolsa Família.
O PEC é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais da saúde.
Durante a implantação do sistema, profissionais passaram por uma capacitação realizada por um técnico da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí para utilizarem a ferramenta, que está sendo implantado nas Unidades Básicas de Saúde da Sede do município.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Erasmo Freire Gomes Neto, os profissionais que atuam na zona rural do município farão o lançamento no sistema diretamente da Secretaria Municipal de Saúde.
A plataforma eletrônica facilita o acesso à informação de cada cidadão de forma individual ou coletiva, nela é possível acompanhar o histórico de eventos de saúde, mesmo os realizados através de fichas (Coleta de Dados Simplificada - CDS). O profissional da UBS tem acesso ao sistema por meio de computador ou tablet utilizando um navegador de internet.
Com a implantação do sistema, os gestores municipais podem acompanhar as atividades desenvolvidas nas unidades de saúde registradas através do prontuário eletrônico no próprio Sistema e-SUS AB, por meio de relatórios gerenciais, ou ainda, de forma mais consolidada no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB), por meio dos relatórios de saúde, a partir do que foi transmitido à base nacional.
Fonte: Com informações da Ascom/PMST
Tópicos: sistema implantação capacitação dados informatização
Mais notícias
-
12 escolas inauguradas | 14/09/2025, 16:26h
Prefeito Pompilím inaugura mais uma escola reformada e ampliada na zona rural do município
Com a entrega, a gestão do prefeito Pompílio Filho chega à marca de 12 escolas inauguradas com o novo padrão de qualidade.
-
Complexo Esportivo | 11/09/2025, 14:02h
Prefeito Pompilím busca terreno da antiga AABB para novo Complexo Esportivo
Proposta apresentada ao Banco do Brasil visa transformar o espaço em área voltada para educação e incentivo ao esporte.
-
Mensagens de cidadania | 08/09/2025, 12:22h
Escola Educandário encanta o público no Desfile da Independência em São Miguel do Tapuio
Com o tema “A Independência não é no grito, é na educação que forma cidadão”, escola destacou a importância dos valores da educação.
-
Patriotismo vivo | 08/09/2025, 10:37h
São Miguel do Tapuio realiza Desfile Cívico de 7 de setembro com grande participação popular
Evento organizado pela Prefeitura, reuniu escolas, autoridades e comunidade na Praça Matriz em celebração à Independência do Brasil.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões