Últimas Notícias

Publicada em 08/08/2017 - 05h57
Por Francisco Alves

Sãomiguelenses poderão ver eclipse solar mais esperado de 2017

O fenômeno poderá ser visto parcialmente em algumas regiões do Brasil. Nos EUA terá uma faixa de escuridão por alguns minutos.


publicidade


Foto: Reprodução Sãomiguelenses poderão ver eclipse solar mais esperado de 2017

No dia 21 de agosto próximo ocorrerá um eclipse solar. Países como os Estados Unidos o fenômeno será mais visível, onde todo o país ficará sob a sombra durante o eclipse. A sua faixa de escuridão total, contudo, será de 113 km e se moverá de Oregon à Carolina do Sul, passando por 14 estados americanos.

O eclipse será visto parcialmente no Norte do Brasil e na parte Norte do Nordeste. De acordo com dados divulgados sobre o fenômeno, no Piauí vai começar por volta das 16h30min e a Lua deixará de encobrir parte do limbo do Sol por volta das 17h30min.

O eclipse solar de 21 de agosto será um eclipse número 22 na série Saros 145 e terá magnitude 1,0306. Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, assim, total ou parcialmente, obscurecendo a imagem do Sol para um observador na Terra. A maior duração da totalidade desse eclipse será de 2 minutos e 44,3 segundos na Floresta Nacional Shawnee ao sul de Carbondale.

Para acompanhar o evento plenamente, a Nasa fará uma cobertura em tempo real do fenômeno, com a participação de cientistas. Além de dezenas de câmeras terrestres, telescópios, aviões e balões serão utilizados para deixar a transmissão mais fidedigna.

A Nasa está lembrando as pessoas de que elas devem tomar as devidas precauções, porque nunca é seguro olhar diretamente para o Sol durante um eclipse, nem mesmo com óculos escuros normais.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves


Tópicos: eclipse solar FENÔMENO sol lua

Avaliação:

publicidade