Publicada em 10/10/2018 - 20h22
Por Francisco Alves
Prefeitura de Castelo do Piauí realiza ações da campanha Outubro Rosa
As atividades tiveram início dia 02 de outubro e prossegue até dia 31, com ações na sede e na zona rural.
A Prefeitura de Castelo do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua realizando durante todo o mês as ações de orientação e prevenção contra o câncer de mama, na campanha Outubro Rosa, que é trabalhada no mês de outubro em todo o Brasil.
As atividades tiveram início dia 02 de outubro, nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana do município e estão sendo estendidas a algumas localidades da zona rural, culminando dia 31/10, com o Forró Rosa organizado pela equipe do NASF, CRAS 1 e 2 para o grupo de idosos.
Nesta quarta-feira (10), as ações do Outubro Rosa aconteceram nas seguintes Unidades de Saúde: Unidade básica de Saúde Horácio Lima, Posto de Saúde Gabriel Lima - Localidade Açude Mão Cortada e Unidade Básica de Saúde Expedito Souza Chaves, onde foram realizadas rodas de conversas de orientação sobre prevenção e tratamento do Câncer de Mama.
O principal objetivo da campanha Outubro Rosa é incentivar mulheres a fazerem os exames mamográficos para prevenir a doença ou descobrirem um possível diagnóstico de maneira precoce, de modo a aumentar as chances de cura.
Vale ressaltar que exames periódicos e mamografias anuais são imprescindíveis para prevenir o aparecimento e o risco de câncer de mama. O recomendado é que mulheres após os 50 anos mantenham consultas e exames periódicos, mas para quem tem histórico familiar de câncer de mama, o exame deve começar mais cedo.
Por exemplo, se um parente teve câncer de mama aos 40, é preciso começar a fazer mamografias a partir dos 30. Quanto mais cedo o acompanhamento e realização dos exames preventivos, mais chances de reduzir os riscos e eliminar quaisquer problemas decorrentes.
Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita
Mais notícias
-
12 escolas inauguradas | 14/09/2025, 16:26h
Prefeito Pompilím inaugura mais uma escola reformada e ampliada na zona rural do município
Com a entrega, a gestão do prefeito Pompílio Filho chega à marca de 12 escolas inauguradas com o novo padrão de qualidade.
-
Complexo Esportivo | 11/09/2025, 14:02h
Prefeito Pompilím busca terreno da antiga AABB para novo Complexo Esportivo
Proposta apresentada ao Banco do Brasil visa transformar o espaço em área voltada para educação e incentivo ao esporte.
-
Mensagens de cidadania | 08/09/2025, 12:22h
Escola Educandário encanta o público no Desfile da Independência em São Miguel do Tapuio
Com o tema “A Independência não é no grito, é na educação que forma cidadão”, escola destacou a importância dos valores da educação.
-
Patriotismo vivo | 08/09/2025, 10:37h
São Miguel do Tapuio realiza Desfile Cívico de 7 de setembro com grande participação popular
Evento organizado pela Prefeitura, reuniu escolas, autoridades e comunidade na Praça Matriz em celebração à Independência do Brasil.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões