Últimas Notícias

Publicada em 10/10/2018 - 20h22
Por Francisco Alves

Prefeitura de Castelo do Piauí realiza ações da campanha Outubro Rosa

As atividades tiveram início dia 02 de outubro e prossegue até dia 31, com ações na sede e na zona rural.


publicidade


Fotos: Divulgação Prefeitura de Castelo do Piauí realiza ações da campanha Outubro Rosa Ações do Outubro Rosa em castelo do Piauí

A Prefeitura de Castelo do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua realizando durante todo o mês as ações de orientação e prevenção contra o câncer de mama, na campanha Outubro Rosa, que é trabalhada no mês de outubro em todo o Brasil.

As atividades tiveram início dia 02 de outubro, nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana do município e estão sendo estendidas a algumas localidades da zona rural, culminando dia 31/10, com o Forró Rosa organizado pela equipe do NASF, CRAS 1 e 2 para o grupo de idosos.

Nesta quarta-feira (10), as ações do Outubro Rosa aconteceram nas seguintes Unidades de Saúde: Unidade básica de Saúde Horácio Lima, Posto de Saúde Gabriel Lima - Localidade Açude Mão Cortada e Unidade Básica de Saúde Expedito Souza Chaves, onde foram realizadas rodas de conversas de orientação sobre prevenção e tratamento do Câncer de Mama.

O principal objetivo da campanha Outubro Rosa é incentivar mulheres a fazerem os exames mamográficos para prevenir a doença ou descobrirem um possível diagnóstico de maneira precoce, de modo a aumentar as chances de cura.

Vale ressaltar que exames periódicos e mamografias anuais são imprescindíveis para prevenir o aparecimento e o risco de câncer de mama. O recomendado é que mulheres após os 50 anos mantenham consultas e exames periódicos, mas para quem tem histórico familiar de câncer de mama, o exame deve começar mais cedo.

Por exemplo, se um parente teve câncer de mama aos 40, é preciso começar a fazer mamografias a partir dos 30. Quanto mais cedo o acompanhamento e realização dos exames preventivos, mais chances de reduzir os riscos e eliminar quaisquer problemas decorrentes.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita


Tópicos: prefeitura castelo ações outubro rosa

Avaliação:

publicidade