Últimas Notícias

Publicada em 11/10/2018 - 08h17
Por Francisco Alves

Polo da UAB de Castelo do Piauí terá apenas três cursos no vestibular

O estado do Piauí que a princípio lutava pelo deferimento de 22 mil vagas, teve menos de 4 mil vagas deferidas pelo governo federal.


publicidade


Foto: Reprodução Polo da UAB de Castelo do Piauí terá apenas três cursos no vestibular Predio da UAB em Castelo do Piauí

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na ultima sexta-feira, dia 05 de outubro, o resultado preliminar do Edital nº 5/2018, referente ao Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), no qual seleciona as instituições de ensino superior (IES) e disponibiliza 77 mil das 100 mil vagas propostas no edital.

A divulgação gerou um descontentamento geral em todos os estados brasileiros por conta do reduzidíssimo número de vagas ofertadas para os cursos EAD. Mas já se previa isto, pois no edital constava apenas cem mil vagas para dividir por todos os polos da UAB existentes no Brasil, cerca de 728 polos.

“É importante lembrar que 75% das vagas são destinadas à formação de professores e o Programa tem como objetivo atuar nas metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação (PNE)”, enfatiza Joana Paula de Sousa, coordenadora de Articulação Acadêmica da CAPES.

O estado do Piauí que a princípio lutava pelo deferimento de mais de 22.000 vagas, vagas entre curso de graduações e pós-graduação, teve menos de 4.000 vagas deferidas. Numero muito reduzindo para um estado com mais de 200 municípios.

Para o Pólo da UAB Castelo do Piauí, apenas três cursos foram deferidos: Letras/Português (UESPI); Física (IFPI) e Ciências Contábeis (UFPI). “Nos cabe agora aguardar a oficialização deste resultado e trabalhar com a pespectativa de um novo edital que contemple amplamente nossas demandas”, disse professor Matos, que é coordenador do Polo, através de uma publicação no facebook.

Vale ressaltar que no ultimo vestibular da UFPI, realizado através do Processo Seletivo Especifico – Educação a Distancia – PSE-EAD/2016 – Edital 18/2016, o Polo da UAB de Castelo do Piauí foi contemplado com oito cursos: Bacharelado em Administração e Sistema de Informação e Licenciatura em Computação, Filosofia, Geografia, História, Matemática e Química.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita


Tópicos: curso superior vestibular UAB vagas

Avaliação:

publicidade