Últimas Notícias

Publicada em 16/04/2019 - 08h17
Por Francisco Alves

Prefeito Lincoln Matos recepciona um grupo de pesquisadores da UFPI

O grupo veio conhecer os sítios arqueológicos existente no município, visando à realização de um projeto de pesquisas.


publicidade


Fotos: Francisco Alves/PortalSamita Prefeito Lincoln Matos recepciona um grupo de pesquisadores da UFPI Pesquisadores sendo recepcionados pelo prefeito muncipal

O Prefeito de São Miguel do Tapuio, Lincoln Matos, recepcionou na manhã de segunda-feira, dia 15 de abril, em seu gabinete na prefeitura municipal, um grupo de estudantes, uma professora de arqueologia e um pesquisador da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que vieram conhecer sítios arqueológicos do município.

De acordo com a professora em arqueologia Claudia Cunha, o objetivo do encontro com o gestor municipal e da visita ao município, foi apresentar um projeto de pesquisas envolvendo alunos de mestrado e doutorado da UFPI, com interesse em estudar a arqueologia da região.

“Fomos informados por uma aluna da UFPI, a Amanda Carolina, que já esteve no município na época do seu Mestrado, de que teria encontrado material humano em sítios arqueológicos da região, por isso estamos conhecendo para um projeto de pesquisa”, disse a professora.

Claudia informou ainda que a ideia é desenvolver pesquisas também juntos aos professores da região, ou seja, equipes de arqueologia com especialidades em diferentes áreas como fauna, flora e geografia, estarão ao longo de três anos ou quatro anos trabalhando essas questões no município.

O pesquisador da UFPI Tiago Tomé, que tem pós-doutorado e faz parte da equipe no projeto, disse que já esteve no município em setembro de 2018 e viu o potencial da região, com a necessidade de ser estudado.

Durante o encontro o prefeito Lincoln Matos, falou da tamanha riqueza que tem o município, quanto a esses sítios arqueológicos e destacou a necessidade de serem estudados. “Fico bastante feliz com esse momento e me coloco a disposição para com essa jornada” destacou o gestor municipal.

Após o encontro com o prefeito Lincoln Matos, o grupo seguiu para a localidade Palmeira de Baixo, onde possui alguns sítios arqueológicos que atestam a presença de pinturas e gravuras rupestres nas paredes rochosas das serras, bem como a existência de ossadas humanas de povos provavelmente ancestrais que viveram há milhares de anos no local.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita


Tópicos: Prefeito Lincoln Matos pesquisas alunos UFPI sítios arqueológicos

Avaliação:

publicidade