Publicada em 13/05/2019 - 20h50
Por Francisco Alves
SEPLAN realiza curso em Castelo para estimular venda da agricultura
A iniciativa faz parte da segunda etapa da Qualificação dos Técnicos das Vigilâncias Sanitárias Municipais.
A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e a Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Território dos Carnaubais, em parceria com a Vigilância Sanitária realizam, de 14 a 16 de maio, em Castelo do Piauí, e de 20 a 22 de maio, em Campo Maior, o curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.
A iniciativa faz parte da segunda etapa da Qualificação dos Técnicos das Vigilâncias Sanitárias Municipais para o Sistema de Inspeção dos Produtos de Origem Vegetal do Território dos Carnaubais. Os técnicos das vigilâncias sanitárias dos 16 municípios do Território dos Carnaubais que serão qualificados na segunda etapa irão compor o sistema de inspeção dos produtos de origem vegetal e atuarão mais especificamente, junto aos produtos da agricultura familiar.
“A importância da implantação desse sistema de inspeção é atingir os 30% mínimos da compra direta das prefeituras de produtos da agricultura familiar, ou seja, a compra do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) vai ser realizada diretamente das mãos dos agricultores familiares. Até o momento, nenhuma prefeitura faz essa compra porque os produtos não são inspecionados”, explica o agente territorial do Território dos Carnaubais, Gecivaldo Gama.
Além da qualificação, que tem início nesta terça-feira (14), já foram realizadas outras duas etapas: na primeira, técnicos da inspeção vegetal e animal do Território de Carnaubais participaram de treinamento conjunto realizado nas cidades de Campo Maior e Castelo do Piauí; depois, os técnicos de inspeção animal participaram durante uma semana de treinamento prático e teórico em Teresina.
Gecivaldo Gama destaca que a implantação do sistema de inspeção representará um melhoria na qualidade de vida da população do território. “Vai haver um salto na qualidade de vida, tanto da população, quanto dos próprios agricultores familiares, porque eles vão produzir com mais entusiasmo, com acompanhamento técnico e já terão os compradores diretos, que serão as prefeituras municipais”, diz.
Fonte: Com informações da Ascom
Mais notícias
-
Prédio público | 11/10/2025, 12:32h
Prefeito Pompílio Filho inaugura nova sede da Secretaria Municipal de Educação
Nova estrutura leva o nome da ex-professora Maria Anísia, simbolizando reconhecimento à história e ao compromisso com a educação do município.
-
Novas oportunidades | 11/10/2025, 08:01h
Prefeitura de SMT e IFPI realizam reunião para lançamento de curso e novas oportunidades educacionais
Encontro abordará o lançamento do Curso de FIC em Agricultura Familiar e a proposta de novos cursos de especialização.
-
Saúde Digital | 06/10/2025, 18:01h
Prefeito Pompilím participa de evento em Teresina que celebra 1 milhão de atendimentos do Piauí Saúde Digital
A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de diversas autoridades estaduais e municipais.
-
Tradição viva | 29/09/2025, 17:31h
São Miguel do Tapuio realiza o maior Dia do Vaqueiro de todos os tempos
Evento reuniu vaqueiros de várias cidades, teve cavalgada, missa, sorteios, churrasco e grandes shows, marcando a história do município.
PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões