Últimas Notícias

Publicada em 22/07/2019 - 08h17
Por Francisco Alves

Secretária de Educação faz balanço do primeiro semestre do ano

A pasta que mais exige do poder público municipal, tem sua atenção voltada para um plano de ação, com metas, desafios e realizações.


publicidade


Fotos: Francisco Alves/PortalSamita Secretária de Educação faz balanço do primeiro semestre do ano Secretária Municipal de Educação, Silvana Maia

A Secretaria Municipal de educação de São Miguel do Tapuio realizou diversas ações nesse primeiro semestre do ano, visando garantir um ensino de qualidade em todas as escolas da rede municipal. A pasta que mais exige do poder público tem sua atenção voltada para um plano de ação com metas e desafios, para serem cumpridos ao logo do ano.

Responsável pela pasta, professora Silvana Pereira Maia, avaliou como positivo esse primeiro semestre do ano. Ela disse que foi um semestre de muitas realizações e investimentos, principalmente na capacitação do corpo docente, o que eleva o nível da educação do município, com um planejamento organizado.

AÇÕES REALIZADAS

A Secretária destacou a realização de palestra motivacional para professores na semana pedagógica, contratação de assessoria pedagógica para Educação Especial contemplando a formação continuada para os professores e coordenadores, e a implantação do Projeto de distorção idade/ano para os anos finais.

Outros pontos positivos relatados pela Secretária foi adesão ao programa de fortalecimento nos anos finais de Língua Portuguesa e Matemática, com o programa FÓRMULA DA VITÓRIA da Gestão nota 10; Adesão e seleção dos mediadores e facilitadores do NOVO MAIS EDUCAÇÃO, Formação para os mediadores do novo mais alfabetização, Certificação dos professores do 4º ao 9º ano em Língua Portuguesa e Matemática pelas formações FORLEITURA E FORMAT primeira edição e Formação continuada para professores da educação infantil.

A educação trabalha ainda a elaboração do Currículo Municipal à luz da BNCC (em fase de consulta pública on-line), documento que trazem diretrizes e habilidades a serem seguidas, a criação e apreciação do Projeto de valorização do professor em sala de aula com experiências exitosas e a implementação do Projeto ALFABETIZAR PARA CONSTRUIR com formação continuada para professores do 1º ano.

Aconteceu ainda neste semestre o lançamento da 2º edição das formações em Língua Portuguesa e Matemática; Lançamento das formações em Ciências Naturais; Lançamento das formações continuada em EJA; Formação continuada bimestral por ano no ciclo de alfabetização; Formação continuada para diretores e coordenadores da rede FOCO; Formação para merendeiras e o Planejamento mensal para professores das turmas SAEB.

Outros destaques citados foram à participação dos estudantes da sede e zona rural, no festival junino do Município; Participação dos alunos nas Olimpíadas: Canguru da matemática, OBMEP 1º fase e OBA; Realização do 1º aulão coletivo com todas as escolas em irão realizar avaliação externa do 5º e 9º (SAEB) e aplicação de simulados em rede, aos alunos 5º e 9º ano.

Na SEMANA DE INTEGRAÇÃO DA FAMILIA NA ESCOLA, teve como destaque as ações desenvolvidas em parcerias Inter setorial, vinculada ao PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA, e palestra para as famílias com Isaque Folha.

Durante a retrospectiva dos avanços realizados pela educação nesse primeiro semestre, a Secretária Silvana Maia, lembrou a participação efetiva do gestor municipal e sua dedicação com a Educação. “Minhas palavras são de agradecimento e gratidão, primeiramente a Deus e depois ao prefeito Lincoln Matos, por nos permitir estarmos juntos e executarmos esse valioso trabalho. Sem ele os resultados poderiam não ser alcançados”, lembrou a Secretária.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves/PortalSamita


Tópicos: edicação, ações, semestre, silvana, secretaria, prefeitura, smt

Avaliação:

publicidade