Publicada em 08/09/2019 - 19h03
Por Francisco Alves
Educação ambiental é destaque em desfile da escola Educandário
A escola dividiu alunos, ex-alunos, professores e pais de alunos em vários pelotões, que desfilaram no centro da Cidade.
Com o tema “Educação Ambiental: Preserve o Meio Ambiente”, a Escola Educandário Sagrado Coração de Jesus, pertencente à rede particular de ensino de São Miguel do Tapuio, participou de mais um desfile em comemora a Independência do Brasil. O ato cívico foi realizado no último sábado, dia 07 de Setembro, no Centro da cidade.
A escola dividiu alunos, ex-alunos, professores e pais de alunos em vários pelotões, que desfilaram pela Avenida principal da Cidade. Eram pelotões que contavam a historia da escola, que atende alunos nos turnos manhã e tarde, com excelente equipe de professores e colaboradores.
O primeiro pelotão foi composto por alunos com a Bandeira do Brasil, Bandeira de São Miguel do Tapuio, Bandeira do Piauí e a Bandeira da Escola. Criada em 1992, ano da fundação da escola, a Bandeira nas cores azul e branco, representa respectivamente a cor do céu e a paz entre pais, alunos e professores.
O pelotão do Jardim I e II destacou os elementos da natureza, representado pelo AR, símbolo natural das ideias, FOGO, força destruidora e energética, ÁGUA, simbolizando a germinação e absorção, TERRA mostrando a ligação com o plano físico e a dimensão e consciente.
O pelotão formado por alunos do 1º ano destacou a fumaça da queimada cheia de substâncias maléficas. Já os Alunos do 8º ano mostraram o constante crescimento da população mundial, a produção agrícola que deve se tornar cada vez mais eficiente ao longo dos anos.


Alunos do 2º anos apresentaram cinco dicas verdes: Economize água, Plante uma árvore, Evite produtos descartáveis, Separe o lixo e Economize energia. A água fonte de vida foi representada pelos alunos do 3º ano.


A coleta seletiva, sistema de recolhimento de materiais recicláveis previamente separados na fonte geradora, foi mostrada por alunos do 4º ano e o reaproveitamento de certos materiais do lixo, foi mostrado por alunos do 5º anos.
Os alunos do 7º mostraram o uso da Energia e os alunos do 6º anos destacaram o reflorestamento como uma ação ambiental que visa repovoar áreas que tiveram a vegetação removida pelas forças da natureza (incêndios, por exemplo) ou ações humanas (queimadas, exploração de madeira, expansão de áreas agrícolas, queimadas).
O Educandário terminou a sua apresentação com muito entusiasmo e alegria, trazendo no último pelotão as flores representadas pelos alunos do Maternal I e II. De acordo com a sabedoria popular a flor de girassol significa felicidade. Sua cor amarela das pétalas podem simbolizar calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva.













Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita
Mais notícias
-
Sessões do mês de outubro | 25/10/2025, 11:36h
Presidente da câmara de SMT, vereador Cimar soares, divulga dias das sessões ordinárias de outubro
Os trabalhos legislativos ocorrerão nos dias 29, 30 e 31 de outubro, sempre a partir das 19h, no plenário da Casa Legislativa.
-
Prédio público | 11/10/2025, 12:32h
Prefeito Pompílio Filho inaugura nova sede da Secretaria Municipal de Educação
Nova estrutura leva o nome da ex-professora Maria Anísia, simbolizando reconhecimento à história e ao compromisso com a educação do município.
-
Novas oportunidades | 11/10/2025, 08:01h
Prefeitura de SMT e IFPI realizam reunião para lançamento de curso e novas oportunidades educacionais
Encontro abordará o lançamento do Curso de FIC em Agricultura Familiar e a proposta de novos cursos de especialização.
-
Saúde Digital | 06/10/2025, 18:01h
Prefeito Pompilím participa de evento em Teresina que celebra 1 milhão de atendimentos do Piauí Saúde Digital
A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de diversas autoridades estaduais e municipais.


PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões