Últimas Notícias

Publicada em 15/09/2019 - 11h50
Por Francisco Alves

Escolas participam de ações alusivas à campanha Setembro Amarelo

As ações envolvendo saúde e educação, foram focadas na prevenção do suicídio e na valorização da vida.


publicidade


Fotos: Francisco Alves / Portal Samita Escolas participam de ações alusivas à campanha Setembro Amarelo Ações alusivas à campanha Setembro Amarelo

Nascer, crescer, morrer. Esse é o destino de todas as pessoas. No entanto, está sendo antecipado por muitas delas. Segundo relatórios do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o Piauí apresenta quase o dobro da Taxa Nacional de mortalidade por suicídio.

Já segundo dados do CFM, cerca de 50-60% das pessoas com problemas de saúde mental nunca procuraram ajuda de um profissional. Entre os motivos o de não procurar ajuda, está o medo de preconceito por parte de terceiros.

Mediante essas estatísticas a Equipe de Saúde da UBS Dona Rosaura, na cidade de São Miguel do Tapuio, em parceria do Centro de Apoio Psicossocial – CAPS, Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV) e as Escolas Lima Rebelo e o Centro Estadual de Educação Profissional Rural Conego Cardoso (CEEPRUCC), promoveram na última quinta-feira (12), atividades referentes à campanha dedicada à prevenção do suicídio.

Essa foi à primeira caminhada realizada no município de São Miguel do Tapuio com a participação de escolas da rede municipal, com a intenção não só chamar a atenção para a prevenção ao suicídio, mas incentivar a valorização da vida. Pois combater o estigma é salvar vidas.

A caminhada seguiu da UBS Dona Rosaura passando pelo Bairro Santa Rita até a quadra esportiva do Centro Estadual de Educação Profissional Rural Conego Cardoso (CEEPRUCC). No local, aconteceu uma palestra proferida pela Assistente Social do CAPS, Francisca Castelo Branco, seguida de uma partição dos jovens adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV).


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita


Tópicos: escola saúde caps evento setembro prevenção suicídio

Avaliação:

publicidade