Últimas Notícias

Publicada em 31/10/2019 - 10h09
Por Francisco Alves

Saiba como é o regime de ensino do CEEPRU Cônego Cardoso

O regime de ensino adotado na escola é a Pedagogia da Alternância, um método que consiste em valorizar a família.


publicidade


Fotos: Divulgação Saiba como é o regime de ensino do CEEPRU Cônego Cardoso

O Centro Estadual de Educação Profissional Rural Cônego Cardoso, instituição de ensino que oferta cursos profissionalizantes na modalidade médio integrado no município de São Miguel do Tapuio, pertencente à Rede Estadual de Ensino, está completando dez anos de existência. Na nossa série de reportagens, destacamos hoje o regime de ensino da escola, método que tem facilitado o aprendizado do aluno.

O regime de ensino adotado na escola é a Pedagogia da Alternância, um método que consiste em valorizar a família, a escola e a comunidade, apoiando-se nesse tripé que é fundamental para o sucesso escolar. Essa pedagogia é desenvolvida especialmente para o homem do campo, pois dá a este a oportunidade de estudar e ao mesmo tempo trabalhar, alternando períodos divididos em seções, isto é, existem dois momentos de formação que são denominados de seção escolar, onde o aluno passa 15 dias na escola e 15 dias em casa ao lado da família que é também coparticipante do processo de formação.

A Pedagogia da Alternância trata-se de uma formação com períodos alternados de vivência e estudo na escola e na família, acompanhados pelos professores e/ou monitores. Ela nasceu do anseio de agricultores familiares em suas comunidades rurais no intuito de garantir educação e formação profissional diretamente articulada às histórias de vida das pessoas, as questões culturais, econômicas, políticas e de fortalecimento do debate acerca do desenvolvimento sustentável. Esta metodologia está baseada na filosofia Piagetiana estimulando o jovem a pensar o mundo criticamente. E principalmente, “fazer para compreender”, ou seja, primeiro praticar, para depois teorizar sobre a prática. O princípio é que a vida ensina mais do que a escola, por isso, o centro do processo ensino-aprendizagem é o aluno e sua realidade.

O jovem que frequenta a Escola família Agrícola mantém o vínculo com o seu meio sócio familiar, valorizando tudo aquilo que cada pessoa de sua comunidade faz e sabe.

A Pedagogia da Alternância utiliza instrumentos pedagógicos a fim de proporcionar a integração da escola com a família e a comunidade. Os instrumentos pedagógicos apresentam em sua estrutura elementos que dão suporte à “formação integral dos jovens no movimento da alternância, articulando os tempos e espaços distintos, registrando caminhos da alternância”.

São instrumentos pedagógicos da Pedagogia da Alternância do CEEPRUCC: Plano de Formação, Plano de Estudo, Colocação Comum, Caderno de Acompanhamento, Visitas às Famílias, Tutoria, Projeto Profissional do Jovem – PPJ e Avaliação da Sessão.


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / Portal Samita


Tópicos: regime ensino CEEPRU conêgo cardoso

Avaliação:

publicidade