Últimas Notícias

Publicada em 10/03/2020 - 11h24
Por Rauristênio Cavalcante

Competições Regionais servem também de vitrine para os árbitros

Considerado um dos melhores árbitros da região, Rauristênio Cavalcante está nesta caminhada a mais de 15 anos.


publicidade


Competições Regionais servem também de vitrine para os árbitros Final Copa de Iverno

O mundo do futebol amador na região Norte do Piauí gera expectativa de valorização não somente para atletas, mas os árbitros também buscam seu espaço, reconhecimento e valorização no futebol amador. As dificuldades dentro e fora dos campos são inúmeras no esporte que é a paixão dos brasileiros. Porém os donos do apito procuram aproveitar os jogos de campeonatos na região para mostrarem suas qualidades.

Na região dos Carnaubais vários árbitros vem atuando em grandes competições e alguns se destacam em suas cidades. Considerado um dos melhores árbitros da região, Rauristênio Cavalcante já está nesta caminhada a mais de 15 anos e aos 43 anos, vive o melhor momento da carreira, ao protagonizar jogos importantes de competições pelas cidades em torno de São Miguel do Tapuio.

De acordo com ele, a experiência nos campeonatos da região ajuda bastante na sua formação. Eu atuei durante muito tempo nos campeonatos internos de São Miguel. Enfrentei muitas adversidades, pois no futebol amador não temos toda segurança necessária para realização de uma partida. Aprendi a procurar meios para lidar com situações assim.

Perguntado pela nossa reportagem qual seria o jogo mais marcante que apitou, o árbitro Rauristênio Cavalcante respondeu que foram muitos jogos e é difícil elencar um. Para a minha felicidade, apitei todos os grandes clássicos do futebol da região, faltando apenas GAMA x REDBULL ou PEDREIRA em Juazeiro do PI, o que me envaidece muito. Mas se fosse para escolher um, seria a partida entre Cobras x São Paulo pelas últimas Semifinais da IV Copa de Inverno em Buriti dos Montes. Era um jogo decisivo e um clássico local, pois o São Paulo já amargava varias derrotas para o arquirrival. Os São-paulinos venceram nos pênaltis. Esse jogo foi muito marcante para mim.

Rauristênio finalizou a sua participação em nossa reportagem deixando um recado aos atletas: Tenho tido muito respeito dos atletas e técnicos dentro e fora dos campos, e isso me motiva bastante. Vou apitar até meu corpo aguentar, mas há um limite. A gente vem atuando em bom nível desde os 39 anos e haverá um momento, quando chegar aos 45 anos, que o corpo vai apresentar sinais de cansaço. Nossa baliza é a resposta em campo e em algum momento, o corpo vai acabar falhando. Vamos torcer para que a minha durabilidade se estenda um pouco mais, até os 50 quem sabe.

Para Derlandio Matos, técnico da Baixada FC de Castelo do PI, o árbitro Rauristênio é um dos melhores de nossa região. Para o técnico, Rauristênio sabe dialogar com os atletas e técnicos e passa total segurança no apito. Finaliza.

Certo mesmo é que o árbitro Rauristênio Cavalcantre é muito requisitado para trabalhar nos principais jogos de competições nas cidades vizinhas.


Fonte: Da Redação
Editor: Francisco Alves


Tópicos: árbitro futebol, arbitragem

Avaliação:

publicidade