Últimas Notícias

Publicada em 03/05/2020 - 23h02
Por Rauristênio Cavalcante

Como o Coronavírus afetou os eventos esportivos amadores na região

Covid-19 já provocou adiamentos, cancelamentos de jogos de diversos competições esportivas, em todas as partes do Território dos Carnaubais.


publicidade


Como o Coronavírus afetou os eventos esportivos amadores na região Ilustativo

Nessa altura do campeonato todo mundo já conhece, em maior ou menor grau, os efeitos da Covid-19 (coronavírus). A pandemia do novo coronavírus já fez várias vitima em várias cidades do Estado do Piauí e afetou diretamente os principais eventos futebolísticos da região dos Carnaubais e o efeito disso no esporte é direto.

O problema de situações como a da Covid-19 nos Campeonatos de Futebol na região dos Carnaubais, como o Campeonato do Alto do Meio (Campo Maior), Jailson Uchôa (juazeiro), Municipal de Futsal (Buriti dos Montes) Municipal de Futebol (São Miguel do Tapuio e Castelo do PI) e Copa Feijão (Assunção do PI), é que elas vivem de calendário, que usualmente é pensando com antecipação necessária às inúmeras demandas de segurança e organização, sem contar aspectos técnicos. Mas vive também da presença do torcedor e do fã. Aliás, mais do torcedor que do fã, que é quem realmente transforma o clima das disputas.

Segundo Tete, um dos organizadores do Municipal de Futsal de Buriti dos Montes, a competição foi encerrada, ficando sua realização para 2021. Em Assunção do PI, Wilson Beserra, nos repassou que a Copa Barbosinha de Futebol foi paralisada nas quartas de final, competição que teria sua final no sábado de Aleluia. Já a Copa Feijão em Assunção do PI, que teria sua realização de maio a julho, também foi suspensa sem data de realização.

A Copa Jailson Uchôa em Juazeiro do PI, paralisou ainda na fase de classificação, e segundo Gabriel, a competição não tem data de retorno. Organização espera que situação da pandemia passe logo e que se possa retomar os jogos restantes da competição.

Uma das maiores competições da região, o Campeonato do Alto do Meio em Campo Maior PI, também sofreu com o avanço do coranavírus e teve que ser paralisado, também sem data definida para retorno.

Em Castelo do PI, o Coordenador de esportes Osvaldo repassou a nossa reportagem que foi suspensos o CAmpeonato Muniicipal de Futebol Masculino e Feminino, sem previsão de retomadas das atividades e São Miguel do Tapuio, se quer teve tempo de iniciar seus campeonatos, mas uma coisa é certa, nenhuma data confirmada para inicio dos campeonatos municipais nas duas cidades.

Para Rauristênio Cavalcante, Secretário de Esportes de São Miguel, se você me perguntar o que pode acontecer daqui para frente? Desculpe, mas não tenho resposta a esta pergunta. O que eu imagino é que as principais competições a serem disputadas serão temporariamente suspensas ou paralisadas, aguardando desenvolvimento dos acontecimentos.

Sacrifícios e ajustes terão que ser feitos, afinal, a saúde pública vem antes das questões Futebolísticas do esporte na região. Até porque o Mundo sofrerá bastante com os efeitos já mensuráveis da Covid-19.

 


Fonte: Da Redação
Editor: Rauristênio Cavalcante


Tópicos: cancelamento campeonato adiamento futebol amador futsal amador

Avaliação:

publicidade