Últimas Notícias

Publicada em 16/05/2020 - 18h17
Por Da Redação

Secretário de Saúde fala da Campanha de vacinação contra Influenza 2020

Nessa terceira fase da Campanha, estão sendo vacinadas crianças de 6 meses a 6 anos de idade, gestantes e puérperas.


publicidade


Foto: Francisco Alves / PortalSamita Secretário de Saúde fala da Campanha de vacinação contra Influenza 2020 Secretário Municipal de Saúde, Victor Hugo

Em entrevista concedida a reportagem do Portal Samita, na manhã da ultima sexta-feira (15), o Secretário de Saúde de São Miguel do Tapuio, Victor Hugo, falou sobre a terceira fase da Campanha de vacinação contra a Influenza 2020. Segundo ele, a campanha iniciou no mês de Março e se estende até junho ou julho, abordando os principais grupos prioritários na caderneta do Ministério da Saúde.

“Começamos a campanha abordando os idosos, sendo que, na campanha dos idosos houve um déficit de doses aplicadas nesses idosos porque, quando chega vacina pra população, é feito um calculo base conforme a amostragem e a população de idosos acima de 60, o calculo que foi feito com base no ano de 2009. No ano de 2009 tínhamos nos nossos dados 2.172 Idosos, só que no ano de 2020, temos a quantidade de 2.700 idosos, ou seja, ficaram cerca de 600 idosos sem se vacinar”, disse o Secretário.

O Secretário afirmou ainda durante a entrevista, que foi feito uma notificação a Central de Imunização para que pudesse disponibilizar mais doses da vacina para ser abordado esse grupo, sendo que os idosos com 80 anos ou mais eles estão sendo abordados nas fases intercaladas.

Victor disse também que na segunda fase da campanha foram vacinados os portadores de doenças crônicas que puderam ser atestado com atestado médico ou com medicação e atestado do ano de 2019. “Geralmente é cronometrado pelos agentes de saúdes, ou seja, os agentes de saúde, é que vão entrar em contato com a população para que ela possa saber o dia que irão ser vacinada”, disse.

Secretário destacou ainda que esta semana foi dado início a terceira fase da campanha de vacinação que compreende as crianças, gestantes e puérperas, sendo crianças de 6 meses a 6 anos de idade. “Essa semana concluirmos aqui na UBS Dona Rousara, as crianças de 6 meses a 6 anos de idade e na próxima semana,  daremos prosseguimento as gestantes e puérperas”, concluiu o secretário.

Victor finalizou a entrevista falando que a terceira fase da campanha de vacina vai até a final da próxima semana e que a Secretaria de saúde, irá disponibilizar um cronograma de vacinação para que a população fique mais informada.

Confira abaixo a entrevista na integra.


Fonte: Da redação
Editor: Francisco Alves / PortalSamita


Tópicos: saúde Campanha Vacinação Secretário victor

Avaliação:

publicidade