Últimas Notícias

Publicada em 20/08/2020 - 21h16
Por Da Redação

Prefeito Lincoln Matos lançará Serviço de Inspeção Municipal

A cerimônia de lançamento será dia 28 de agosto, no Clube Municipal e será transmitido via internet.


publicidade


Foto: Francisco Alves / PortalSamita Prefeito Lincoln Matos lançará Serviço de Inspeção Municipal Prefeito Lincoln Matos

O Prefeito de São Miguel do Tapuio, Lincoln Matos, é um dos pioneiros na região dos Carnaubais (Assunção, Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Buriti dos Montes, Cabeceiras do Piauí, Campo Maior, Capitão de Campos, Castelo do Piauí, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Juazeiro, Nossa Senhora de Nazaré, Novo Santo Antônio, São João da Serra e Sigefredo Pacheco), a criar e inaugurar  o Serviço de Inspeção Municipal – SIM.

Lançamento do SIM

A Cerimônia de lançamento do Serviço de Inspeção Municipal, SIM, será às 09:30 de sexta-feira, 28, no Clube Municipal. Seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o público presente será limitado. Mas a solenidade de lançamento será transmitida em uma live no Facebook Lincoln Matos.

Qual a funcionalidade do SIM?

O SIM dará o certificado de qualidade dos produtos artesanais de origem animal e vegetal, produzidos por pequenos e médios empresários, agricultores e produtores rurais. O serviço irá funcionar como marca de qualidade e higiene dos seguintes alimentos (Mel, Cajuína, Castanha de Caju, Doces, Leite, Queijo, Ovos, poupa de fruta, Goma, Farinha, Feijão, Arroz e todos os tipos de Carne, incluindo variados tipos de peixes).

Prefeito Lincoln Matos destaca importância do SIM

De acordo com o prefeito Lincoln Matos, o objetivo principal é orientar quem produz, fomentar a economia local, possibilitando a produção adequada e garantindo produtos de qualidade para a população local.

“A criação do Serviço de Inspeção Municipal, SIM, representa uma nova etapa para os nossos produtores, pequenos agricultores e para todos aqueles que fazem a agricultura familiar e a pecuária familiar. Eu considero um avanço muito importante que teremos a favor da nossa economia, a favor da produção dos nossos pequenos agricultores, dos nossos agropecuaristas.”, afirmou o gestor.

“A merenda escolar que nós fornecemos aos nossos alunos, em sua imensa maioria, vem de fora, ou seja, é comprada fora; com exceção de parte da agricultura familiar, que compramos aqui e que ainda lamentavelmente boa parte é vinda de fora. O SIM vai justamente permitir que, caso você tenha uma granja e produza ovos, por exemplo, os ovos que se tem na granja possam ser vendidos para a prefeitura e, que assim, possam ser consumidos nas escolas. O SIM fará a inspeção, fiscalização dos animais aqui abatidos, e estes uma vez carimbados, certificados, poderão ser vendidos não só para a prefeitura, como também para qualquer órgão público da região.”, complementou o gestor.

Equipe Responsável pela Inspeção e Fiscalização

A equipe responsável pela fiscalização e inspeção é formada por profissionais capacitados: Miguel Soares Araújo – Médico Veterinário - Coordenador do SIM; Marco Antonio de Sousa Estevam – Engenheiro Agrônomo; Francisco Camerino de Araújo Chaves Filho - Fiscal da Vigilância Sanitária; Neuma Beserra Mendes – Fiscal da Vigilância Sanitária; Esaú Costa Rodrigues – Técnico Agrícola.

Objetivos do Serviço de Inspeção Municipal

O Coordenador do SIM, Miguel Araújo, explica que o objetivo principal é dar apoio aos produtos da agricultura familiar feitos no município, já que uma vez inspecionados e com a certificação, poderão ser utilizados na merenda das escolas municipais e vendidos em todos os municípios da região dos Carnaubais.

“O prefeito Lincoln Matos adaptou a lei estadual à municipal, inclusive acrescentou a questão da merenda escolar, ou seja, a lei estadual não especificava a venda da merenda com contribuição dos produtores locais, o que a partir de então será permitido com a criação e inauguração do SIM.”, enfatizou o médico veterinário.

Cadastro e Certificação no Serviço de Inspeção Municipal - SIM

Os interessados em ter o selo de certificação em seus produtos devem se cadastrar na sala do SIM, que funcionará na Prefeitura Municipal, das 07:30 às 13:30, de segunda a sexta-feira.. Após manifestar o interesse, a equipe orienta quais documentos são necessários para a solicitação. Finalizada essa etapa e dado como aprovado, a fabricação e os produtos são inspecionados, assim os produtores recebem as orientações do que deve ser modificada para se alcançar a qualidade proposta.


Fonte: Com informações da Ascom PM/SMT


Tópicos: Prefeito Lincoln Matos serviço inspeção municipal

Avaliação:

publicidade