Últimas Notícias

Publicada em 26/08/2020 - 19h09
Por Da Redação

Vigilância Sanitária de Assunção do Piauí esclarece sobre vaquejada realizada no município

Após realização do evento, imagens e vídeos vieram à tona por meio de grupos do Whatsapp e a TV mostrou a desobediência.


publicidade


Foto: Reprodução Vigilância Sanitária de Assunção do Piauí esclarece sobre vaquejada realizada no município

O Coordenador de Vigilância Sanitária do município de Assunção do Piauí, Dr. Willames Diniz Pereira, esclareceu a respeito de um evento de vaquejada realizado clandestinamente na zona rural do município, no último sábado (22/08). O setor de vigilância em saúde, no município, não recebeu nenhuma comunicação ou denúncia do evento no momento de sua realização.

O caso em repercussão

São imagens/vídeos do evento citado que vieram à tona por meio de redes sociais, aplicativo WhatsApp e Tv que mostram a desobediência ao decreto do Governo do Estado, que estabelece medidas restritivas de prevenção a propagação do vírus SARS-COV-2, causador da COVID-19.

Sobre esse caso especificamente, Dr. Willames disse que, de acordo com decreto do Governo do Estado e orientações da Vigilância Sanitária de Assunção do Piauí, está proibido no âmbito do município, qualquer tipo de evento que cause aglomerações. “Todos os trabalhos, apesar da flexibilização que houve no município, estão mantidos dentro das ações básicas de controle da COVID-19” – salientou Dr. Willames.

Ainda, conforme Dr. Willames, o idealizador do evento clandestino, em questão, infringiu o Decreto Estadual e as orientações do município, praticando crime à Saúde Pública Municipal, além de dá um mau exemplo de comportamento diante de um cenário de pandemia.

“O município de Assunção do Piauí por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Setor de Vigilância Sanitária, não compactua com atitudes dessa natureza, que contrariam a recomendação sanitária local ou possam colocar em risco a saúde da população” – completou Dr. Willames.

Recentemente a Prefeitura de Assunção do Piauí por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou o Centro de Atendimento para o Enfrentamento à COVID-19, Tipo1, credenciado pelo Ministério da Saúde (MS). Trata-se de uma estratégia (Centro) que conta com uma equipe composta por médico (infectologista Dr. Luciano Mourão), enfermeiro (a) e técnico (a), com a oferta de atendimento exclusivo para as pessoas residentes que apresentarem os sintomas da doença – Covid-19.

O município já realizou 748 testes rápidos, para um total de 111 casos positivos, mas com 108 curados. 637 descartados e 01 óbito.


Fonte: Com informações do Portal Tapuio Notícias


Tópicos: esclarecimento assunção piauí aglomeração

Avaliação:

publicidade