Últimas Notícias

Publicada em 15/09/2020 - 21h07
Por Da Redação

Município de Juazeiro do Piauí é destaque no resultado do IDEB 2019

O resultado é fruto de um trabalho que acontece desde a base na Educação Infantil, até os anos iniciais finais do Ensino Fundamental.


publicidade


Foto: Reprodução Município de Juazeiro do Piauí é destaque no resultado do IDEB 2019

Com a divulgação hoje, 15, do resultado IDEB – Índice da Educação Básica, a educação de Juazeiro do Piauí mostra avanço nos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental.

Com um trabalho não apenas de um ano, mas de quase uma década, com investimento principalmente em formação de professores e em intervenções no chão da escola, o município recebe o resultado de 6,1 nos anos iniciais e de 4,9 nos anos finais. Segundo a Dirigente Municipal da Educação do município, Irisdalva Rocha, este resultado é advindo de um trabalho colaborativo, um trabalho que sempre buscou foco no aluno, e completa: “2019 foi ano de provações, onde fomos avaliados mais uma vez em dois anos, eu só tenho a agradecer por todos os profissionais que se engajaram nessa missão e às famílias e estudantes que deram um show neste IDEB”.

O resultado é fruto de um trabalho que acontece desde a base na Educação Infantil, segue nos anos iniciais com o monitoramento da alfabetização e segue aos finais do Ensino Fundamental com um acompanhamento mais direcionado por área do conhecimento.

Uma política pública de resultados segue uma trajetória, e a educação juazeirense tem avançado muito em qualidade socia. Entre os sete municípios que têm proposta curricular pronta, alinhada à Base Nacional Comum Curricular – BNCC, está Juazeiro do Piauí. Assim como também apresenta expressiva reduções na evasão escolar e na distorção idade série e melhoria no aprendizado.

Irisdalva destaca que a organização em 2019 para a preparação da aplicação da prova SAEB se deu a partir do projeto intitulado “PROJETO EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E MELHORIA DOS RESULTADOS DO SAEB, parceria com a Contato Consultoria, que trazia como eixos principais: formação docente, monitoramento, intervenções, engajamento, aplicação de simulados e investimentos.

Formação docente

Para melhor orientar os alunos, a equipe da SEMEC realizou formações com os professores das turmas do 5º e 9º ano. O objetivo principal era otimizar o trabalho com os descritores do SAEB e elaboração de itens, e ofertar momentos de trocas de experiências entre os docentes.

Monitoramento

Um dos diferenciais da aplicação dos simulados era os momentos de tabulação de resultados. As equipes pedagógicas, juntamente com os professores, após aplicarem e corrigirem os simulados, enviavam para a SEMEC consolidados, onde a equipe institucional era responsável por analisar os acertos e o rendimento da rede e de cada escola. Após essa tabulação, era realizada reuniões com as equipes gestoras, para que a partir destes resultados fossem feitas intervenções.

Intervenções e engajamento

Umas das principais intervenções foi a manutenção da relação família-escola. Foram realizadas reuniões com as famílias e estudantes com o intuito de sensibilizar e engajá-los para o processo. As escolas onde os resultados necessitavam de uma intervenção mais in-loco, a equipe SEMEC que ficou responsável pelas reuniões.

RevIDEB

Para finalizar as intervenções, foi realizado um aulão de revisão intitulado REVIDEB, onde foi-se criado cadernos de questões com os descritores com maior necessidade de aprofundamento e os alunos foram convidados a ter momentos com seus professores para que todas a dúvidas restantes foram dirimidas. Para as turmas de primeiro ao quinto a ação foi-se realizada na própria escola, já as turmas de nono ano – zona urbana e campo – vieram para a sede, onde em parceria com a rede estadual, reunimos todas as turmas deste ano para discutir as questões do caderno.

A Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Piauí – SEMEC é grata pelo trabalho que seus profissionais têm realizado e pela parceria que tem permanecido entre escola e família. Gratidão!

Avaliação:

publicidade