Últimas Notícias

Publicada em 22/09/2020 - 14h47
Por Da Redação

Juazeiro do Piauí é destaque em transparência e evolução de gestão pública

O município compõe o Grupo 01, ocupa pela primeira vez na sua história a 17º posição no Índice de Governança Municipal (IGM).


publicidade


Foto: Reprodução Juazeiro do Piauí é destaque em transparência e evolução de gestão pública Cidade de Juazeiro do Piauí

O município de Juazeiro do Piauí, localizado na região centro-norte do estado, distante 163 km da capital Teresina, é destaque na promoção de políticas públicas, transparência de gastos, dados de programas sociais e inclusão da população na participação da gestão, é o que mostra o índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), atualizado em 25/08/2020.

Juazeiro do Piauí que está no Grupo 01, municípios com até 20 mil habitantes e ocupa pela primeira vez a 17º posição no Índice de Governança Municipal (IGM), com a nota 6,27, atrás apenas de Castelo do Piauí no Território dos Carnaubais. No item finanças, o município ocupando a 13º posição com a nota 7,35, sendo o primeiro entre os municípios dos Carnaubais.

Além de indicadores como índice de governança e finanças, o estudo levou também em consideração a gestão e desempenho das prefeituras. Os dados são levantados pelo Conselho Federal de Administração (CFA).

O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros, elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.

A estrutura do IGM/CFA é baseada na análise de dados brutos chamadas de Variáveis, cuja média serve de base para a criação dos indicadores. As médias dos indicadores criam as dimensões e a média das dimensões cria a nota geral do IGM/CFA. Os dados estão disponíveis para consulta em dois formatos: consulta via website e baixando uma planilha em formato Excel, disponível no ambiente do Acesso Exclusivo.


Fonte: Da Redação


Tópicos: igm cfa juazeiro piauí administração índice governança transparência

Avaliação:

publicidade