Últimas Notícias

Publicada em 02/10/2020 - 10h02
Por Da Redação

Secretaria Municipal de Saúde realiza Live sobre Setembro Amarelo

A Campanha Setembro Amarelo, visa prevenir e conscientizar a população de modo geral, sobre o suicídio.


publicidade


Foto: Assessoria Secretaria Municipal de Saúde realiza Live sobre Setembro Amarelo

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Tapuio, em ação conjunta com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), realizou uma live na manhã desta quarta-feira (30/09), abordando a importância da Campanha Setembro Amarelo, que visa prevenir e conscientizar sobre o suicídio.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Victor Hugo Aragão, houve uma capacitação on-line, para os profissionais que atuaram durante o todo o mês na prevenção ao suicídio.

“A Campanha do Setembro Amarelo do ano de 2020 teve outro formato, pautado nos meios digitais, devido a pandemia do novo coronavírus. Mas os objetivos são os mesmos: valorização da vida. O trabalho é de conscientização, porque muitas vezes as pessoas passam por problemas em casa e não sabem a quem procurar, e nós somos disponível diuturnamente, com equipe pronta para atender, psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, com assistente social. O objetivo é justamente amparar, dar suporte a essas pessoas que precisam de um atendimento para saúde mental.”, explicou o secretário.

A Secretaria Municipal de Saúde montou cronograma, com atendimento online e presencial. “Os atendimentos do CAPS com os psicólogos esse mês foram intensificados, onde os mesmos estão tanto em atendimento presencial quanto on-line.”, acrescentou o Secretário de Saúde.

O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. “Encerramos nossa campanha com a Live do Setembro Amarelo em que pontuamos a importância da valorização da vida.”, informou Victor Hugo.

Participaram da live a Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial, Vanessa Alves, a psicóloga Daniela Fontes, o Psicopedagogo Neto Saraiva, a Profissional de Educação Física Ione Oliveira. Durante a live, os profissionais responderam perguntas relacionadas ao tema.

Por meio digital, a Psiquiatra do CAPS, Dra. Laís Verás, falou com mais enfase sobre saúde mental durante a pandemia.

“Estamos há 06 meses dentro da pandemia, que atinge proporções terríveis na vida e na saúde mental de todos nós, mais de 140 mil brasileiros perderam a vida, infelizmente, e mais de um milhão de pessoas no mundo morreram por conta do coronavírus. Então, estamos diante de uma pandemia que tem causado uma crise na saúde mental, de uma forma global para toda a população. Estamos convivendo diariamente com diversos sintomas que surgiram após a pandemia, como: insegurança, medo, solidão, raiva, ansiedade, tristeza e para milhões com a dor de ter perdido um ente querido ou da mesma família. O impacto da pandemia no emocional das pessoas tem se mostrado diariamente, seja no aumento do número de atendimentos, milhões de pessoas estão sofrendo com medo de perder o emprego, outras estão em casa sem poder sair, isoladas, gerando sentimento de tristeza, de solidão. Um dos objetivos principais da minha fala é de saber, entender que é um fenômeno que está acontecendo com todo mundo, então não está fácil para ninguém.  Mas que cada pessoa lida de uma forma que é sua, então é importante entender que esses sentimentos tem aparecido, porém temos que diferenciar daquilo que é normal, do que é esperado diante de toda essa catástrofe e daquilo que muitas pessoas conseguem não adoecer. Então sente de forma muito exagerada.”, explicou a Psiquiatra.


Fonte: Com informações da Ascom/PM-SMT


Tópicos: secretaria saúde live setembro amarelo

Avaliação:

publicidade