Publicada em 24/11/2020 - 18h35
Por Da Redação
Produtora de Cajuína é certificada pelo S.I.M de São Miguel do Tapuio
É a primeira empresa a ser certificada com o Selo do Serviço de Inspeção Municipal do municipio de São Miguel do Tapuio.
A equipe técnica do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de São Miguel do Tapuio, certificou a Cajuípi, empresa produtora de cajuína localizada na Fazenda Mato Escuro, zona rural do município, a receber o Selo de Qualidade.
A empresa atende às exigências sanitárias vigentes, com protocolos e procedimentos recomendados pelo Ministério da Agricultura. Seguindo o protocolo de registro da agroindústria, a equipe técnica realizou a segunda visita nessa semana, verificou que as adequações solicitadas na primeira visita, feita em setembro deste ano, foram implantadas.
O engenheiro agrônomo Marco Estevam, que compõe a equipe do S.I.M, explica quais foram as modificações realizadas.
“A segunda visita consiste em verificar se a agroindústria está adequada para receber o Selo do Serviço de Inspeção Municipal. A empresa providenciou fardamento para os funcionários, de acordo com as normas; melhorou o processo de produção da cajuína, e fez as alterações do galpão utilizado para armazenar os produtos.”, afirmou o engenheiro agrônomo.
Segundo o Coordenador do Serviço de Inspeção Municipal, médico veterinário Miguel Soares Araújo, a empresa se adequou às exigências e já pode receber o Selo do S.I.M.
“Em São Miguel do Tapuio, essa é a primeira empresa a ser certificada com o Selo do Serviço de Inspeção Municipal, podendo, então, comercializar seus produtos para toda a região dos Carnaubais. Essa empresa atendeu aos requisitos, e, portando, está aptaa a vender seus produtos . A empresa pretende expandir a sua produção e atender na região da Grande São Paulo.”, declarou o coordenador Miguel Soares Araújo.

Os produtores interessados em obter o Selo do Serviço de Inspeção Municipal devem comparecer à Sala do S.I.M, que funciona na Prefeitura de São Miguel do Tapuio, de segunda a sexta-feira das 07:00 às 13:00 horas, portando os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG); CPF e Comprovante de Endereço.

O SIM emite certificado de qualidade dos produtos artesanais de origem animal e vegetal, produzidos por pequenos e médios empresários, agricultores e produtores rurais. O serviço funciona como marca de qualidade e higiene dos seguintes alimentos (Mel, Cajuína, Castanha de Caju, Doces, Leite, Queijo, Ovos, Polpa de fruta, Goma, Farinha, Feijão, Arroz e todos os tipos de Carne, incluindo variados tipos de peixes).

Fonte: Com informações da Ascom PM/SMT
Mais notícias
-
Planejamento Municipal | 24/09/2026, 10:31h
Audiência Pública debate a LOA de São Miguel do Tapuio para 2027
Encontro apresentou receitas, despesas e prioridades do município para o próximo ano.
-
Tradição Sertaneja | 23/09/2026, 08:40h
São Miguel do Tapuio celebra Dia do Vaqueiro com missa, cavalgada e shows
Programação acontece no dia 28 de setembro e reúne atividades religiosas, sorteios, leilão e apresentações de Francis Lopes e Arnaldinho Netto.
-
Reforma | 17/09/2026, 12:09h
Hospital Estadual José Furtado de Mendonça é entregue reformado após investimento
Reforma de quase R$ 4 milhões moderniza a estrutura e amplia as condições de atendimento à população.
-
Prêmio Gestor Social | 12/09/2026, 15:38h
São Miguel do Tapuio é homenageado no Prêmio Gestor Social 2026
Município recebeu o título “Prefeito Amigo do SUAS” durante cerimônia que reuniu gestores de diversas cidades do Piauí.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões