Últimas Notícias

Publicada em 11/01/2021 - 11h39
Por Francisco Alves

Rede estadual de ensino iniciará dia 25 de janeiro período letivo de 2021

As matrículas estão abertas desde o dia 18 de dezembro de 2020 e vão até o dia 15 de janeiro de 2021.


publicidade


Foto: Divulgação Rede estadual de ensino iniciará dia 25 de janeiro período letivo de 2021

As aulas da rede pública estadual do Piauí estão marcadas para iniciar no dia 25 de janeiro de forma remota. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) também fará uma consulta à comunidade escolar para decidir, caso a caso, o retorno das aulas híbridas, uma mescla de aulas presenciais e remotas. As informações são da Seduc, Piauí.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, afirma que a Seduc já criou um grupo de trabalho que conta com a participação de gestores escolares e da equipe central da Seduc, para traçar um plano a partir da escuta da comunidade escolar e decidir em cada escola pelo retorno das aulas, se de forma híbrida ou remota.
 
"Nesse primeiro momento iniciamos o ano letivo de forma remota, observando o protocolo 042 do Comitê de Operações Emergenciais. Após o diagnóstico, as escolas elaboraram um plano de retorno para forma híbrida, atendendo protocolo sanitário, como aconteceu em 2020, de forma gradual e segura", enfatiza o secretário.
 
O ano letivo de 2021 será ordenado em duas fases. A primeira fase será através de aulas remotas, até que as escolas façam a consulta a comunidade escolar quanto ao retorno das aulas presenciais, para que o protocolo seja encaminhado para a Seduc. A escolha por aula remota ou híbrida não acontece no momento da matrícula.
 
As matrículas estão abertas desde o dia 18 de dezembro de 2020 e vão até o dia 15 de janeiro de 2021. Os interessados deverão realizar a matrícula on-line por meio do site da Seduc (www.seduc.pi.gov.br/matricula).
 
Reforço de Aprendizagem - Juntos para Avançar
 
O ano de 2020 foi atípico para todos da comunidade escolar, entre pais, estudantes e professores em decorrência da pandemia de COVID-19, e muitos destes atores tiveram que se reinventar no ensino para a educação não parar. Pensando nos estudantes, que diante das dificuldades de acesso à escola não acompanharam as atividades no modelo de aula remota, a Seduc irá reforçar o ensino com entrega de material didático. Os formadores do programa Mais Aprendizagem, que tem o foco no Mais Português e Mais Matemática, revisaram e reelaboraram os cadernos visando os estudantes que não tiveram acesso às aulas remotas.
 
Serão contemplados com o material didático cerca de 30 mil alunos matriculados na rede estadual registrados sem acesso às aulas remotas, bem como, complementar a parcela de alunos que necessitarem ampliar os estudos do ensino remoto em todas as Gerências Regionais de Educação, como explica a diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem (UNEA) da Seduc, Maria José Mendes.
 
"A estratégia atende à demanda de estudantes nas escolas que não tiveram acesso às aulas. Os estudantes receberão esse material impresso com o conteúdo nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A escola terá liberdade para adequar o material de acordo com necessidades específicas das aulas", destaca a diretora.
 
O Programa de Reforço de Aprendizagem - Juntos para Avançar reordena os anos letivos de 2020 e 2021 das escolas do Piauí e será dividido em duas fases. O ano letivo de 2021 terá início no dia 25 de janeiro de 2021, com a fase 1 do Programa Juntos para Avançar.
 
Os estudantes que não conseguiram lograr êxito na complementação das atividades escolares, síncronas e assíncronas, da fase 1 do Programa Juntos para Avançar, em alguns componentes curriculares, conforme os registros no iSEDUC, deverão permanecer enturmados na modalidade por ano/série do ano de 2021. Paralelamente e concomitantemente, os mesmos deverão realizar a fase 2 do Programa Juntos para Avançar para a sua integração curricular obrigatória.
 
"No final do ano conseguimos planejar e ter um programa com o objetivo maior que é o reforço da aprendizagem, o Juntos para Avançar. Todos juntos num intuito maior para que nossos alunos tenham acesso a uma educação pública de qualidade. A educação do Piauí não parou e, diante dos desafios e dificuldades temos que celebrar, pois tivemos a oportunidade de fazer com que quase 90% dos alunos tivessem acesso, mas sempre com a preocupação de chegar àqueles que não tiveram acesso e, com isso, propomos esses subsídios pedagógicos, essas novas oportunidades para, de fato, garantirmos o bem de todos que é uma educação pública de qualidade", finaliza Maria José.


Fonte: Com informações da Ascom/Seduc-Piauí


Tópicos: educação estadual Aulas peíodo letivo

Avaliação:

publicidade