Últimas Notícias

Publicada em 11/03/2022 - 09h21
Por Da Redação

Iniciada a formação para aplicação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí

A aplicação das provas está prevista para ser realizada entre os dias 28 de março e 01 de abril de 2022.


publicidade


Fotos: Divulgação Iniciada a formação para aplicação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí

Acontece nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10), as formações para coordenadores regionais e municipais do SAEPI - Sistema de Avaliação Educacional do Piauí.  A avaliação tem o objetivo de produzir diagnósticos periódicos acerca da qualidade do ensino, monitorando a educação pública ofertada e oferecendo subsídios para que as políticas públicas educacionais possam ser desenhadas, implementadas e monitoradas.

Na formação, os coordenadores regionais e municipais são instruídos sobre as atividades de coordenação em referência à logística da aplicação das avaliações; detalhamento das atribuições das regionais e dos municípios; e a utilização do sistema integrado de avaliação ? SAI.

A avaliação externa do SAEPI contará com 1 coordenador regional e 1 coordenador municipal (indicados pelas Gerências Regionais) para cada município piauiense. Essas pessoas serão responsáveis pela organização e logística da avaliação.

Maria José Mendes Neta, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, destaca entre as novidades na aplicação em 2022 a parceria com os municípios que resultará em premiações.

"A partir desses resultados é possível orientar as intervenções pedagógicas necessárias e traçar estratégias para aumentar o desempenho nas avaliações e a taxa de participação, além dos resultados das avaliações que serão utilizados como instrumento para premiação de escolas (Prêmio ALFA-10) e para distribuição de recursos do ICMS", informou a diretora.

A aplicação das provas está prevista para ser realizada entre os dias 28 de março e 01 de abril de 2022, para os estudantes que estavam matriculados, no ano letivo de 2021, nas turmas de 2° e 5° Ano do Ensino Fundamental das redes municipais e para as turmas de 2° ano da rede estadual. Ou seja, são estudantes do 3° e do 6° ano no ano letivo de 2022.

A coordenadora de ensino da 5ª Gerência Regional de Educação (GRE) e do SAEPI, Sula Maria da Silva Carvalho, destacou a importância de integrar as gerências estaduais e municipais para agilizar o atendimento aos municípios durante a aplicação da avaliação.

"A avaliação para nós gestores é de fundamental importância, pois nos dará um diagnóstico quantitativo e qualitativo para nortear o nosso planejamento das ações nas salas de aula. Teremos 21 coordenações regionais que irão trabalhar com os coordenadores na logística tanto da rede estadual quanto da rede municipal e, especificamente jurisdicionados a 5ª GRE, são 13 municípios", declarou a gestora.


Fonte: Com informações da Seduc/Piauí


Tópicos: formação aplicação sistema avaliação educacional piauí

Avaliação:

publicidade