Publicada em 27/05/2022 - 08h59
Por Da Redação
Prefeito sanciona Lei que implementa o Serviço de Escuta Especializada
O serviço de Escuta Especializada será coordenado pela secretaria municipal de Promoção, Assistência Social e Trabalho.
O Prefeito Municipal de São Miguel do Tapuio-PI, Pompilío Evaristo Cardoso Filho, sancionou a Lei n° 0100/2022, que implementa o Serviço de Escuta Especializada, coordenado pela secretaria municipal de Promoção, Assistência Social e Trabalho. De acordo com a Secretária Erivalda Mineiro “o objetivo é fortalecer a rede de proteção e de atendimento às crianças e adolescentes do município”.
Por meio do Serviço são atendidos possíveis situações de violências contra crianças ou adolescentes, visando garantir a proteção social e o provimento de cuidados da vítima. O procedimento não possui por escopo produzir prova para o processo de investigação e responsabilização do agressor, mas proteger as vítimas. O serviço é previsto na Lei n°13.431.
Ainda de acordo com a Secretária “o trabalho busca impedir a revitimização de crianças e adolescentes, evitando que precisem falar sobre a violência em diferentes locais de atendimentos”. O Município capacitará os profissionais responsáveis pela execução do Serviço que farão a escuta especializada, elaborar relatórios e encaminhamentos para cada situação e, se necessário, promover estudos de casos com a Rede de Proteção.
O Serviço funcionará junto com o Conselho Tutelar, na Rua Antônio Feitosa N° 280 com horário de atendimento das 07:30h às 13:30h. O contato pode ser mantido pelo telefone (86) 98172-2250.
Diante de qualquer situação de violência ou de suspeita que envolva criança e adolescente, a comunicação ao Conselho Tutelar é obrigatória. Os conselheiros farão o atendimento e aplicarão as medidas de proteção cabíveis, dentre as quais, para os casos de violências, o encaminhamento para o Serviço de Escuta Especializada.
Clique aqui e veja a LEI N° 0100/2022.
Fonte: Da Redação / Francisco Alves
Mais notícias
-
Nas comemorações dos 88 anos | 23/03/2026, 20:10h
Prefeito Pompílio Filho entrega novo matadouro público em São Miguel do Tapuio
O espaço foi viabilizado com recursos próprios da Prefeitura e passa a substituir a antiga estrutura, que não atendia às necessidades do município.
-
Matérias aprovadas | 23/03/2026, 17:11h
Câmara de São M. do Tapuio aprova projetos, requerimentos e medidas importantes
Matérias aprovadas incluem obras nas comunidades, benefícios fiscais e criação de programas nas áreas social, educacional e de saúde.
-
Ponto facultativo | 23/03/2026, 16:53h
Prefeitura de São Miguel do Tapuio decreta ponto facultativo nos dias 26 e 27 de março
A medida foi assinada pelo prefeito Pompilím e leva em consideração as festividades em alusão aos 88 anos de emancipação política do município.
-
Na zona rural | 22/03/2026, 14:22h
Inaugurações marcam início das comemorações dos 88 anos de São Miguel do Tapuio
Com um feito histórico, prefeito Pompílio Filho se torna o primeiro gestor de São Miguel do Tapuio a levar asfalto para a zona rural do município.



PortalSamita na Rede
Curta no Facebook Siga no Twitter Acompanhe no YouTube Críticas e/ou sugestões